Evento global da Nasa terá sede local em Sorocaba
Cidade recebe pela primeira vez o Nasa Space Apps Challenge, maratona internacional de inovação que reúne estudantes e especialistas para criar soluções globais
Anualmente, a National Aeronautics and Space Administration (Nasa), agência espacial dos Estados Unidos, promove um grande evento global, o Nasa Space Apps Challenge, a maior maratona global de inovação. Este ano, Sorocaba será uma das sedes presenciais do evento: o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) receberá mais de 180 participantes até domingo (5) deste mês. O evento ocorre de forma simultânea em mais de 185 locais do mundo. São dez categorias no desafio, e o melhor projeto em cada categoria recebe a chance de conhecer a Nasa, em Houston, nos Estados Unidos. Durante 48 horas, Sorocaba vai se conectar ao mundo na maior maratona global de inovação da Nasa.
A solenidade de abertura aconteceu nesta sexta-feira (3), no auditório principal do PTS, e contou com a presença de cerca de 40 pessoas. Com apresentação da líder local do Nasa Space Apps Challenge, Ilma Laurindo, o evento teve breves palestras de diversos especialistas no tema e apoiadores. Entre eles, o vereador Roberto Freitas (PL), que reafirmou a importância do evento para o desenvolvimento da tecnologia e disse que criará uma emenda para apoiar a iniciativa nos próximos anos.
O ponto alto da noite foi uma mensagem em vídeo gravada pelo senador Marcos Pontes (PL), o primeiro brasileiro a ir para o espaço, que cumprimentou os participantes, desejou boa sorte no desafio e afirmou que acredita que os projetos que mais chamam sua atenção para o futuro são os que envolvem a inteligência artificial.
O coorganizador do evento, Tiago Selpuveda, afirmou que, em todos os anos, equipes brasileiras conseguem figurar entre os vencedores. Em 2024, três equipes brasileiras estiveram entre os premiados. Ele declarou que o objetivo com a sede no PTS é conseguir colocar Sorocaba nesse rol de equipes.
A sede
O desafio prevê 48h para que as equipes apresentem seus projetos. Na sede de Sorocaba, os participantes poderão permanecer das 8h às 21h no sábado e das 9h às 19h no domingo. Eles terão o apoio de mentores durante toda a extensão do desafio, inclusive nos horários em que o trabalho será gerido online, fora do PTS.
No local, será servido coffee break de manhã e à tarde, e haverá food trucks no estacionamento para que os participantes se alimentem durante as atividades.
A organizadora Ilma Laurindo afirmou que o objetivo é oferecer uma boa estrutura para que os participantes possam propor soluções reais para os problemas selecionados por engenheiros da Nasa, que afetam todo o planeta.
No Parque Tecnológico de Sorocaba, ideias terão lugar e tempo para ganhar forma: dois dias intensos de criatividade e trabalho em equipe. O convívio entre as equipes é uma das apostas para novos insights e melhores ideias.
O desafio
O Nasa Space Apps Challenge propõe 18 desafios. Cada equipe precisa escolher um deles e oferecer uma solução criativa e inovadora que auxilie naquela questão. A cada ano, os desafios são alterados. Em 2025, os estudantes terão temas tão diversos quanto: criar uma forma de apresentação dos dados para o satélite Terra o mais antigo da Nasa, que completou 25 anos; desenvolver uma inteligência artificial que busque exoplanetas; propor alternativas para o crescimento urbano; estudar habitats de tubarões a partir dos satélites da Nasa; e escrever uma história infantil digital que explique o clima espacial e seus impactos.
Da inteligência artificial aos oceanos, da órbita da Terra às histórias infantis digitais: os participantes terão de transformar ciência em soluções reais.
O evento prevê a escolha de três vencedores para cada uma das sedes, selecionados por jurados locais. Todos esses vencedores passarão por novo julgamento, agora da Nasa, para escolha dos 10 vencedores globais de 2025.
De Sorocaba para o mundo, a inovação ganha asas e pode chegar até a Nasa. (Vernihu Oswaldo)