Recapeamento da av. Reinaldo Mendes está em licitação

Por Thaís Verderamis

Remendos no asfalto tornam a avenida irregular

Motoristas enfrentam asfalto irregular na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba. Buracos e remendos no trecho entre as avenidas Sadrac Arruda e Três de Março causam transtornos, principalmente nas faixas da direita, durante o horário de pico.

A publicitária Elaine Pereira, de 50 anos, passa pelo local com frequência, e a situação do asfalto causa irritação: “O asfalto desse jeito prejudica o veículo e pode causar acidentes. Cadê o Poder Público, que não resolve o problema?”, questiona. Já o empresário Márcio Antunes, de 59 anos, se preocupa ao passar pelo trecho: “Está horrível. O perigo é desviar de um buraco e acertar uma moto”, explica. Ambos estavam de carro passando pelo local, por volta das 18h de ontem (15), horário de pico.

O vigilante Anísio Benedito Rodrigues, de 53 anos, estava de moto, e a preocupação é dobrada: “Aqui tem risco iminente de queda, alguns trechos estão muito irregulares. Em uma desatenção, o perigo é levar um tombo”, conta. A situação do asfalto exige cuidado redobrado de motoristas e motoqueiros para evitar acidentes.

Em reportagem publicada pelo Cruzeiro do Sul no dia 5 de abril deste ano, o local já apresentava desníveis, rachaduras e ondulações, e a população cobrava manutenções. Na época, a prefeitura afirmou que havia um processo de licitação em andamento, com previsão de assinatura de contrato para a manutenção da avenida.

Até o momento, não há novidades, segundo a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo): “As obras de recapeamento nas vias mencionadas seguem em processo licitatório, com previsão de conclusão até novembro de 2025. As obras abrangerão desde a avenida Sadrac de Arruda até parte da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em frente à padaria Real, em ambos os sentidos, com alguns trechos de reconstrução de base. Enquanto isso, a Serpo segue realizando o serviço de tapa-buraco sempre que necessário.”