Incêndios se alastram por SP e mobilizam autoridades

Por Cruzeiro do Sul

Defesa Civil informa que hoje o interior paulista seguirá sob a influência de uma massa de ar seco

O Corpo de Bombeiros realizou um intenso combate a 10 incêndios em diferentes regiões de São Paulo ontem (13). A operação mobilizou a Defesa Civil de SP, o Corpo de Bombeiros, brigadistas, equipes da Fundação Florestal e usinas em áreas de vegetação, pastagens e Áreas de Preservação Permanente (APPs) em municípios como Piracicaba, Cruzeiro, Bofete, Socorro, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Guaimbê, Votuporanga, Magda, Jaú e Alto Alegre.

Nas ocorrências, tiveram que ser usadas uma aeronave de asa fixa e quatro aeronaves de asa rotativa, incluindo helicópteros Águia da Polícia Militar. A situação foi tão grave que hoje (14), o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira, acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, irão realizar um sobrevoo na cidade de Cruzeiro para avaliar os danos provocados pelo incêndio de grandes proporções que atingiu o município.

A semana foi marcada por problemas de incêndios em várias regiões paulistas, inclusive em Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que enfrentou uma sequência de sete ocorrências de queimadas em diferentes pontos do município. A Defesa Civil informa que, neste domingo, o interior paulista seguirá sob a influência de uma massa de ar seco, que mantém as temperaturas elevadas e a umidade relativa do ar em níveis críticos.

A Defesa Civil emite mensagens sobre riscos de desastres naturais, por SMS (deve-se enviar o CEP da região para o número 40199) e por WhatsApp iniciar uma conversa com o número (61) 2034-4611. (Da Redação)