Sorocaba inaugura primeiro hospital veterinário gratuito
Estrutura atenderá cães e gatos com serviços clínicos, emergenciais e cirúrgicos
Sorocaba ganhou ontem (5) o Hospital Veterinário Municipal “Cão Mayke”, o primeiro gratuito da cidade sob responsabilidade da prefeitura. A unidade oferece atendimento clínico geral, urgência e emergência, exames laboratoriais e de imagem, castrações e cirurgias.
O agendamento será realizado via WhatsApp e destinado a tutores cadastrados no CadÚnico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 13h. Em casos emergenciais, o hospital funcionará 24 horas, aberto a todos os moradores da cidade.
A gestão está a cargo da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP), que conta com uma equipe de 20 veterinários e 60 funcionários no total. Inicialmente, a previsão é de atender cerca de 40 animais por dia, número que poderá ser ajustado conforme a demanda entre consultas e emergências.
Clínica ou hospital?
O espaço chegou a ser concebido como clínica, mas recebeu estrutura hospitalar por conta do funcionamento ininterrupto. “A concepção do projeto é para clínica, porque a maioria das prefeituras pedem esse modelo de atendimento durante o dia. A partir do momento que você começa a atender à noite e de madrugada, ele já é entendido como hospital veterinário”, explica o subsecretário estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Jônatas Trindade.
Ainda segundo ele, trata-se de uma estrutura completa para cães e gatos. “É realmente uma clínica completa que consegue prover serviços de atendimento de forma gratuita, o que é fundamental, principalmente para a população carente”, destaca.
Investimento e custeio
O funcionamento será custeado pela Prefeitura de Sorocaba. De acordo com o presidente da Anclivepa-SP, Cauê Toscano, o valor mensal é de R$ 652 mil. “Houve a implantação por parte do governo e a operacionalização ficará a cargo da Anclivepa de São Paulo”, revela.
A construção integra o programa estadual “Meu Pet”, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). O investimento estadual foi de R$ 8,65 milhões, destinados às obras e equipamentos.
A inauguração
A cerimônia de entrega contou com a presença do subsecretário estadual Jônatas Trindade, do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), da primeira-dama Sirlange Frate, da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), bem como de vereadores da cidade.