Turismo: Prefeitura aposta no tradicional para obter recursos
Museu ferroviário, catedral, zoológico, biblioteca, parques e jardins estão entre as escolhas
A Prefeitura de Sorocaba aposta em atrações tradicionais da cidade para receber os recursos turísticos após se tornar Município de Interesse Turístico (MIT). Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Catedral Metropolitana, Zoológico “Quinzinho de Barros”, Biblioteca Municipal, Parque Kasato Maru, Parque das Águas, Parque “Carlos Alberto de Souza”, Jardim Botânico “Irmãos Villas Boas”, Fundec, entre outros, são os locais de escolha do Executivo. Os valores que a cidade podem alcançar como MIT chegam a R$ 800 mil.
Os projetos que podem ser contemplados com esse recurso, de acordo com o Executivo, são “a construção e requalificação de praças, mirantes, locais de turismo, ciclovias, trilhas e melhorias na sinalização turística. Também há interesse, nos atrativos segmentados, como o turismo de eventos, de negócios, esporte, rural, saúde etc,” diz a nota da assessoria.
O Paço afirma ainda que a cidade recebe visitantes semanalmente, que buscam shows, corridas de rua, consultas médicas, negócios e cicloturismo, o que movimenta a economia. Um dos projetos com a iniciativa privada seria a sinalização turística. “De modo geral, a iniciativa contribuirá para o desenvolvimento local, na geração de empregos e renda, ampliação da ocupação da rede hoteleira e fortalecimento da rede gastronômica”. No levantamento feito pela Secretaria do Turismo (Setur), o potencial turístico de destaque é aquele nos segmentos de negócios, lazer e saúde.
A prefeitura também diz que, a partir desse reconhecimento do MIT, os recursos deverão melhorar a infraestrutura física existente, como a Casa do Turista, que oferece serviços para moradores e visitantes, bem como para criar novas estruturas e incrementar a oferta turística da cidade, a partir de soluções que estão em fase de planejamento.
Para conseguir os recursos, Sorocaba e outras cidades precisarão participar do próximo ciclo de ranqueamento realizado pelo Governo Estadual, previsto apenas para 2027. Os recursos previstos são do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP). Uma série de exigências burocráticas e administrativas são levadas em conta nesse ranqueamento, como questões de mobilidade e preservação ambiental.
Sobre o MITs
Os MITs são cidades com grande potencial turístico, representadas pela Associação dos Municípios de Interesse Turístico (Amitesp), que recebem apoio estadual para desenvolver projetos na área. Em sessão extraordinária na Assembléia dos Deputados no mês passaddo, foram aprovados projetos de lei que concedem o título de Município de Interesse Turístico (MIT) para 70 cidades do Estado — entre elas, Sorocaba. As propostas foram assinadas coletivamente por 92, dos 94 parlamentares da Alesp, incluindo aqueles de Sorocaba.
O Estado de São Paulo registra uma década da promulgação da Lei Complementar 1261/2015 que, entre outras inovações, organizou os municípios turísticos em duas categorias, as Estâncias Turísticas, que já existiam, e criou os Municípios de Interesse Turístico (MITs).
Segundo a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o título de Municípios de Interesse Turístico foi criado para reconhecer e fomentar o potencial de cidades com vocação para o turismo, garantindo acesso a recursos estaduais e promovendo desenvolvimento regional. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)