Tráfego pesado é proibido em avenidas

Sinalização alerta para restrição a caminhões, mas poderia ser ampliada, segundo motoristas

Por Thaís Verderamis

Autorização para trânsito precisa ser pedida na Semob

As avenidas Dom Aguirre e Carlos Reinaldo Mendes são duas vias importantes da cidade, movimentadas e que dão acesso para muitas lojas e mercados, locais que frequentemente dependem da movimentação de carga. No entanto, desde 2003 é proibido o trânsito de caminhões nestas avenidas, mas há exceções.

Em casos especiais pode ser solicitada a permissão para carga e descarga à Secretaria de Mobilidade (Semob), com antecedência e entre 9h e 16h ou entre 19h e 7h do dia seguinte. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a fiscalização é feita por videomonitoramento e agentes de trânsito.

Há queixas de motoristas de caminhão de que a sinalização referente à restrição de veículos pesados nessas duas vias principais de Sorocaba não está evidente nas entradas da cidade.

O motorista Jair Serafim, de 40 anos, que vem de São Paulo para fazer entregas em Sorocaba, observa que as placas deveriam ser colocadas em mais pontos. “Só tem a sinalização da proibição da avenida quando chega nela. Então assim, a sinalização é falha, deveria ser sinalizado já na Castelinho (rodovia José Ermírio de Moraes) juntamente com as outras placas de proibição.” Para ele, motoristas desavisados são pegos de surpresa.

Além de prejudicar o fluxo intenso de veículos, caminhões mais altos costumam “enroscar” sob alguns viadutos, inclusive na avenida Dom Aguirre, junto à praça Lions, obstruindo a passagem e exigindo intervenções de agentes de trânsito para serem retirados.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), informa que é “proibido o trânsito de veículos de transporte de cargas, tipo caminhão, articulado, conjugado, caminhão-trator, trator em geral, reboque, semi-reboque, carregados ou não, nessas duas vias identificadas pela sinalização regulamentadora”. A atualização foi publicada no jornal Município de Sorocaba no dia 12 de agosto.

Para os motoristas que não souberem da medida ou que a descumprirem, a multa é de R$ 130,16. A infração de média gravidade gera a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As exceções ocorrem em situações excepcionais e temporárias, em que “poderá ser permitido o trânsito de veículos mediante requerimento do interessado, protocolado na Secretaria de Mobilidade, com cinco dias de antecedência, admitindo-se, para casos de excepcional urgência, o exame de pedido feito com 24 horas de antecedência, desde que justificada essa situação no próprio requerimento.”

Os pedidos de autorização podem ser feitos para a Semob por meio do telefone 118 e (15) 3519-3101, ou através do endereço de e-mail semob@sorocaba.sp.gov.br. Outra opção é presencialmente na rua Professor Dirceu Ferreira da Silva, 55, no Alto da Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.