Meteorologistas preveem atuação de veranico na próxima semana

O fenômeno é caracterizado por tempo seco e quente e pode durar de 3 a 5 dias, com temperaturas 5°C acima da média para o período

Por Thaís Marcolino

Este será o primeiro veranico do inverno 2025

Os fãs de calor podem comemorar, porque a partir de quarta-feira (20), as temperaturas devem ultrapassar os 30°C na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A elevação deve-se à atuação do veranico, caracterizado por tempo seco e quente que dura, em média, de 3 a 5 dias. O fenômeno deve persistir pelo menos até o fim da próxima semana.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, diferente de uma onda de calor, o veranico ocorre em pleno inverno, elevando as temperaturas a níveis semelhantes aos do verão. A previsão do órgão indica que uma massa de ar seco, associada a um bloqueio atmosférico, favorecerá a entrada de ventos quentes vindos do norte e nordeste, mantendo o tempo aberto e ensolarado em todo o território paulista.

De domingo (17) a terça-feira (19), segundo os meteorologistas do Climatempo, as mínimas ficam em 13°C, enquanto as máximas atingem os 27°C. As características se mantêm as dos últimos dias, manhãs e noites geladas e sol forte à tarde.

Na quarta-feira (20), já sob atuação do veranico, a mínima dá um salto considerável: 19°C. As máximas, por sua vez, chegam a 28°C. Os 30°C batem na quinta (21), temperatura máxima que se mantém até sábado (23). A amplitude térmica -- diferença entre a mínima e a máxima --ficará em 15°C na maioria dos dias. No domingo (24), o termômetro marcará uma leve queda de temperatura, mas não considerada como frio.

Umidade baixa e risco para queimadas

O calor e o tempo seco trazem também a manutenção da baixa umidade. Na RMS, assim como em todo o Estado, está com índices abaixo dos 60%, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta semana, a umidade relativa do ar (URA) bateu os 20% em Sorocaba.

A Defesa Civil do Estado alerta, ainda, que as condições previstas — tempo seco, baixa umidade e calor acima da média — aumentam significativamente o risco de queimadas. Esses incêndios podem se propagar rapidamente, causando prejuízos ambientais, danos à saúde e colocando vidas em risco.

É fundamental evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, queimar lixo ou descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias. Em caso de incêndio, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).