‘Gente trabalhadora e determinada’, diz Derrite
O atual secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, é sorocabano. Mais conhecido como Capitão Derrite, ele é policial militar e filiado ao Progressistas, partido pelo qual é deputado federal por São Paulo licenciado desde 2019, quando assumiu a pasta de segurança pública no governo Tarcísio de Freitas. Sua ligação com Sorocaba é tão forte que enxerga a cidade como celeiro de ideias a serem aplicadas no âmbito político, com pessoas trabalhadoras no tecido social, ao mesmo tempo que indentificou no cenário criminal sua vontade de ser policial.
“Tenho muito orgulho de ser sorocabano. Foi aqui que nasci, cresci e aprendi. Aprendi a enxergar os problemas de uma sociedade onde a criminalidade é cada vez mais banalizada, onde o certo é muitas vezes visto com maus olhos. Essa consciência me levou a buscar uma forma de consertar os problemas da sociedade. Foi daí que surgiu a vontade de me tornar policial militar, arriscando minha vida em prol de pessoas que eu nem conheço, como fazem milhares de homens e mulheres da corporação. Depois de servir como militar vi na política uma forma de expandir as minhas ações, lutando para que o Brasil tenha leis mais justas e duras para os criminosos que tiram a paz da população”, explica.
“Sorocaba tem suas raízes nos bandeirantes, que levaram desenvolvimento para várias regiões do Estado. Essa base fez com que a cidade fosse formada por gente trabalhadora, determinada e que valoriza o respeito às leis. Crescer nesse ambiente moldou minha visão sobre disciplina, meritocracia e responsabilidade com o bem público, o que inspirou a minha entrega como policial militar e, posteriormente, como parlamentar. Essa postura firme e comprometida com a segurança nasce do desejo de proteger as pessoas de bem e garantir um ambiente de ordem, justiça e oportunidades”, aponta o secretário.
No aniversário da cidade, Derrite enxerga desafios semelhantes aos de outros municípios do interior a serem enfrentados na segurança. “A cidade tem sido um dos destinos preferidos de quem quer fugir de São Paulo, mas sem ficar muito longe da capital. O aumento do número de moradores atrai a criminalidade, mas estamos fazendo investimentos para garantir que continue sendo uma cidade segura. O resultado das ações de reforço do policiamento e do trabalho de inteligência já podem ser vistos na queda dos principais indicadores de criminalidade. E eles devem cair ainda mais, com o aumento do efetivo e a integração da cidade ao sistema do Muralha Paulista”, explica.
“É uma grande honra ver Sorocaba avançando enquanto tenho a oportunidade de contribuir diretamente, do ponto de vista estratégico, para o desenvolvimento do Estado. Sinto que estou retribuindo, com muito trabalho e dedicação, tudo o que essa cidade fez por mim. Ainda há muito que quero devolver a Sorocaba – não só na área da segurança, mas com apoio a projetos sociais, oportunidades para os jovens e fortalecimento da cidadania”, considera.
Uma gestão focada segurança
Sob sua gestão, Sorocaba recebeu uma série de investimentos e reforços na área de segurança pública, com destaque para a inauguração do 55º Batalhão da Polícia Militar, que contará com 400 agentes para ampliar a presença policial na cidade. Além disso, o município passa a contar com um 1º Distrito Policial reformado e com a implantação da Cabine Lilás, espaço especializado no atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência. Na infraestrutura, as obras somam mais de R$ 7 milhões, enquanto cerca de R$ 24 milhões foram destinados à aquisição de viaturas para as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. A região também foi beneficiada com a designação de mais de 260 novos agentes, reforçando as operações e o policiamento ostensivo.