‘Corujão’ realiza 5 mil exames e 130 cirurgias
O programa Corujão da Saúde, lançado pela Prefeitura de Sorocaba em 1º de julho, contabilizou mais de 5.500 exames e 133 cirurgias no primeiro mês de execução. A iniciativa integra uma estratégia da Secretaria da Saúde (SES) para ampliar o número de atendimentos em horários estendidos e reduzir as filas de espera por procedimentos na rede pública municipal.
Segundo dados divulgados pela própria SES, até o final de julho foram realizados 3.375 exames de ultrassonografia, 928 mamografias, 532 exames de Doppler e 225 ecocardiogramas por meio do contrato vigente com a empresa Top Imagens. Já o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), parceiro do município na área de oftalmologia, foi responsável por 752 triagens de pacientes encaminhados para consultas.
Na área cirúrgica, os atendimentos foram conduzidos pela Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. A unidade realizou 380 mamografias, além de 133 procedimentos cirúrgicos, sendo 97 do aparelho digestivo, 30 ginecológicos e 6 urológicos.
O Corujão da Saúde foi anunciado no final de junho com o objetivo de desafogar a fila de espera de pacientes que aguardam por exames, consultas e cirurgias eletivas. Entre as metas previstas para esta primeira fase, estão a realização de 5 mil mamografias com biópsia, 10 mil exames de ultrassom em diversas especialidades, 3 mil audiometrias (em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Sorocaba, a Apadas) e 10 mil primeiras consultas na área de oftalmologia. Além disso, o programa pretende zerar, até o fim deste ano, as filas de espera para cirurgias de retirada de pedra nos rins, de vesícula e de mioma.
Os atendimentos ocorrem em horários estendidos, das 7h às 22h, de segunda a sábado, com agendamentos feitos diretamente pela Secretaria da Saúde, a partir da fila regulada de pacientes cadastrados no sistema municipal. A escolha dos prestadores considerou contratos em vigor e parcerias com entidades já credenciadas, como a Santa Casa, o BOS e a Apadas.
De acordo com a Secretaria da Saúde, a primeira etapa do programa vai até dezembro de 2025. A segunda fase está prevista para começar no primeiro semestre de 2026. Os procedimentos que serão incluídos nas próximas fases deverão ser divulgados mais perto do início da nova etapa. (Da Redação)