Audiência discute ações de enfrentamento

Por Vanessa Ferranti

Vereador Ítalo Moreira comandou o evento realizado na tarde de segunda-feira

Na segunda-feira (11), uma audiência pública na Câmara de Sorocaba reuniu autoridades da Região Metropolitana, representantes de entidades sociais e especialistas para discutir políticas de enfrentamento à pedofilia. A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira (União Brasil).

Durante o encontro, o conselheiro tutelar Fernando de Jesus relatou que recebe denúncias de abusos diariamente. Ele destacou o esforço do Conselho em promover ações educativas, mas apontou a sobrecarga. “Somos apenas 30 conselheiros para uma cidade com quase 1 milhão de habitantes. Falta investimento”, reclama.

Há melhorias

A Prefeitura de Sorocaba, por sua vez, alega que, desde 2021, promove melhorias no Conselho Tutelar, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid). As três regionais passaram a funcionar, desde fevereiro, em uma nova sede na avenida General Carneiro, com estrutura ampliada.

Sobre a demanda por mais conselheiros, diz que a ampliação do quadro depende da demanda registrada no Sipia (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

Ainda conforme a Prefeitura, entre outubro e dezembro de 2024, cada conselheiro atendeu, em média, 2,8 munícipes. Esse número, segundo a administração, é considerado insuficiente, neste momento, para justificar a expansão do quadro.