Número de acidentes de trabalho aumenta em Sorocaba
Na comparação dos semestres, houve um aumento de 11,51% no número de acidentes deste tipo
Um acidente de trabalho pode acontecer durante o expediente, dentro da empresa, mas o trajeto também é levado em conta. Qualquer situação que ocorra com o colaborador ao ir ou voltar do serviço para casa também é caracterizada como acidente de trabalho. Em Sorocaba, na comparação dos semestres, houve um aumento de 11,51% no número de acidentes deste tipo. No Brasil, o número de casos teve um aumento de 8,98% entre os primeiros semestres de 2024 e 2025.
Os dados são do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). No entanto, houve uma diminuição de 13,33% no número de acidentes que levaram a óbito no mesmo período.
Os números são preocupantes e o aumento torna a situação ainda mais séria. No primeiro semestre de 2024, foram registrados 5.414 acidentes, destes 15 levaram a óbito. Já no primeiro semestre de 2025, foram registrados 6.037 acidentes, com 13 óbitos. No segundo semestre de 2024, foram registrados 5.837 acidentes de trabalho e 20 que levaram a óbito. O segundo semestre de 2025, está sendo contabilizado, e, até o momento, já foram registrados 1.087 acidentes, com 4 mortes.
O aumento dos casos de acidentes de trabalho, segundo o MTE, acontece por uma junção de fatores. “A precarização do trabalho, a falta de investimento em segurança, a falta de conscientização sobre a importância da prevenção e da capacitação”, explica o órgão. Quando uma situação ocorre, são necessárias algumas investigações para entender a dinâmica do acidente, o que causou e o que pode ser feito para que não se repita. “A primeira medida a ser tomada é analisar se o ambiente do local do acidente está seguro e adotar as medidas de prevenção para efetuar o socorro imediato ao trabalhador”, afirma o MTE.
Medidas podem ser tomadas para diminuir os casos e a segurança dos trabalhadores gera benefícios pessoais e também para a empresa. “Deve ser feita a conscientização sobre a importância da prevenção, maiores investimentos quanto à segurança e saúde no trabalho, a valorização dos profissionais de saúde e segurança e entender que o ambiente laboral seguro e saudável gera engajamento dos trabalhadores, retém os talentos, traz a diminuição nas despesas, faltas e consequentemente, um aumento na produtividade da empresa”, concluí o órgão.