Festa Japonesa celebra 130 anos de relação Brasil-Japão

Tradicional evento foi aberto ontem e hoje tem o seu encerramento no Parque Kasato Maru

Por Cruzeiro do Sul

No dia da abertura, grande público prestigiou a festa que já se tornou tradicional em Sorocaba

O Parque Kasato Maru, no bairro Campolim, recebe desde ontem (9) a 15ª Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba, um dos eventos mais tradicionais da cidade e que neste ano marca duas celebrações históricas: os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão e os 117 anos da imigração japonesa no País. Na abertura do evento, que se encerra hoje (10), um grande público marcou presença na iniciativa voltada à cultura nipônica.

Realizada pela Nippon Sorocaba (Ucens), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Cultura (Secult), da Mobilidade (Semob) e Urbes, e do Instituto Paulo Kobayashi, a festa integra o calendário oficial da cidade, no mês de aniversário de Sorocaba, combinando gastronomia, arte e cultura.

A celebração tradicional na cidade conta com pratos típicos da cultura japonesa como sushi, sashimi, guioza, tempurá e yakissoba, além de pratos comuns em festas brasileiras como lanches de pernil, de calabresa, churrasquinho, pastel, tortas e doces.

O evento tem caráter beneficente: entidades assistenciais comercializam comidas e produtos típicos, revertendo a renda para os seus projetos sociais. A organização conta com o trabalho de voluntários da comunidade nipo-brasileira, considerada a maior fora do Japão e reconhecida por sua contribuição ao desenvolvimento do Brasil. Nove entidades serão beneficiadas: o Banco de Cadeira de Rodas, ANG, Lar São Vicente de Paulo, Irmã Sheila, Afra, Ranu, Obra do Berço, Imel e Luar.

A festa ainda conta com atrações culturais, com apresentações de “Taiko”, que significa tambor em japonês, representando o som do coração, sendo tradicionalmente tocado em comemorações. Também tem a apresentação de “Odori”, que são as danças típicas japonesas e de outros países, música japonesa, demonstrações de artes marciais e competição de Cosplay, isso neste domingo de encerramento.

Dia dos Pais

Criada em 2008 como Japan Fest, a festa teve sua primeira edição no centenário da imigração japonesa e, no ano seguinte, foi realizada junto à inauguração da praça Kasato Maru, toda urbanizada com componentes típicos do Japão.

Em 2025, o evento ganhou uma logomarca comemorativa do “Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão”.

Já neste domingo (10), Dia dos Pais, o evento terá brincadeiras voltadas para os pais para comemorar a data com as famílias que optarem por celebrar este dia na festa. “Nós convidamos que as famílias comemorem o dia dos pais na festa. Vai ter atividades nos palcos e brindes”, afirma o coordenador geral da festa, Mario Okada. (Da Redação)