Motoristas alcoolizados nas ruas têm diminuído
Superintendente regional do Detran observa que condutores estão mudando o hábito de dirigir depois de beber
O superintendente regional do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em Sorocaba, Ricardo Mueller, considera que os condutores de veículos vêm mudando o hábito de dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Segundo ele, os registros de motoristas flagrados embriagados têm diminuído.
Mueller ressalta que o número de operações de fiscalização aumentou. “Em muitos casos, os condutores nos agradecem por estarmos nas ruas”, comenta.
O planejamento das fiscalizações é feito com base em dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (InfoSiga), ferramenta que reúne informações de georreferenciamento, tipo de vias e índices de sinistros de trânsito com vítimas. “Com isso, conseguimos identificar os locais e horários mais críticos para a realização das ações”, afirma o superintendente regional do Detran-SP.
As operações de fiscalização e de conscientização são realizadas pelo órgão em parceria com a Polícia Militar e têm sido fundamentais para a redução de infrações de trânsito na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), de acordo com Mueller.
As abordagens são realizadas de forma aleatória, sem direcionamento por perfil. “Todos os veículos são passíveis de fiscalização. A prioridade é conseguir abordar o maior número de condutores possível sem atrapalhar o fluxo de trânsito”, explica o superintendente. Entre os desafios enfrentados durante as fiscalizações está a tentativa de fuga por parte de alguns motoristas e isso pode colocar em risco a vida de outras pessoas.
Além da parte punitiva das operações, a educação no trânsito também é necessária para a conscientização da população. No último semestre, mais de 140 ações educativas foram realizadas na região. Essas ações incluem orientações sobre segurança veicular, uso correto de capacetes, freios, pneus e cadeirinhas infantis.
Para Mueller, a colaboração da população é fundamental para um trânsito mais seguro. “A manutenção preventiva do veículo auxilia muito, um sistema de freios adequados, o disco de freio, o alinhamento dos veículos para não consumir o pneu de maneira inadequada, a troca de pneus no tempo certo e também a utilização de capacete são pontos obrigatórios.”
Números
As cidades da Região Administrativa (RA) de Sorocaba tiveram 45 mortes em acidentes de trânsito ocorridos em suas rodovias, ruas e avenidas, no mês de junho. No primeiro semestre foram contabilizadas 267. O número de vítimas em junho só foi superado pela quantidade registrada em abril: 59.
Ao longo de 2024, foram 566 mortes na região administrativa. Os acidentes envolvendo motociclistas seguem em nível elevado: representaram em junho 32% das vítimas, sendo 82% do sexo masculino, uma média de 20 a 24 anos, que vem se mantendo desde janeiro.
No município de Sorocaba foram registradas seis mortes em junho, o menor número do ano. Nos últimos 12 meses, foram 132 óbitos no trânsito.
Os dados estatísticos reforçam a importância de ações direcionadas à proteção de grupos mais vulneráveis, especialmente motociclistas, que seguem liderando os índices de letalidade nas vias paulistas.
O superintendente regional do Detran defende que o comportamento de condutores e pedestres no trânsito deve ser mais cauteloso e empático, a fim de evitar acidentes, principalmente os mais graves. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)