Câmara de Sorocaba aprova matrícula de irmãos na mesma escola

Outros dois projetos foram acatados em segunda discussão

Por Da Redação

As propostas tratam de temas como matrícula de irmãos, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e inclusão. Os demais projetos da pauta não foram votados devido ao encerramento do tempo regimental

Os vereadores de Sorocaba aprovaram, na sessão ordinária desta quinta-feira (7), três projetos de lei em segunda discussão. As propostas tratam de temas como matrícula de irmãos, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e inclusão. Os demais projetos da pauta não foram votados devido ao encerramento do tempo regimental.

Abrindo a ordem do dia, foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Roberto Freitas (PL), que torna obrigatória a matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da rede pública municipal de ensino.

A proposta estabelece que a Secretaria de Educação deverá priorizar e viabilizar a matrícula de irmãos em uma mesma escola, inclusive com a realocação de turmas e a reorganização de vagas, se necessário, para garantir o cumprimento da norma.

Quando não for possível cumprir a exigência por impedimentos incontornáveis, a secretaria deverá apresentar justificativa técnica formal e detalhada à família, e garantir que as unidades indicadas estejam localizadas no mesmo bairro ou a, no máximo, dois quilômetros de distância entre si. Caso a distância entre as escolas ultrapasse esse limite, o transporte escolar gratuito deverá ser assegurado.

A matrícula conjunta de irmãos deverá ser observada especialmente nas seguintes situações: quando um ou mais irmãos estiverem em idade de creche ou pré-escola; quando um dos irmãos tiver deficiência, transtorno do espectro autista ou outra necessidade educacional especial; e quando a família estiver cadastrada em programas de assistência social ou comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O descumprimento injustificado da norma poderá resultar em responsabilização administrativa e funcional dos servidores responsáveis.

Outros projetos

Também em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Fausto Peres (Podemos), que altera a Lei nº 11.504, de 28 de março de 2017, também de sua autoria, a qual instituiu a Semana Municipal de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), realizada anualmente no período de 22 a 30 de outubro. A proposta modifica a data da campanha, que deixará de ser realizada na última semana de outubro para passar a ocorrer durante todo o mês de maio.

Fechando o rol de matérias remanescentes da sessão anterior, foi aprovado o projeto de lei do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que altera a Lei nº 11.849, de 20 de dezembro de 2018, de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), que instituiu o Dia e a Semana Municipal de Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência no município de Sorocaba.

A proposta acrescenta o parágrafo 2º ao artigo 4º da referida lei, com a seguinte redação: “Passa a integrar também o Calendário Oficial de Eventos de Sorocaba, a ‘Corrida Autista Run’, que promove a inclusão e o acesso ao esporte para crianças com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares, a ser realizada preferencialmente na Semana Municipal de Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência”.

As demais propostas retornam à pauta na próxima sessão. (Da Redação)