Votorantim passa por vistoria para certificação contra HIV e hepatite B

Por Cruzeiro do Sul

Técnicos do Ministério da Saúde visitam o município: programa Brasil Saudável

Como parte do processo para a certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV e do selo bronze de boas práticas na prevenção da hepatite B, Votorantim recebeu, na segunda (4) e terça-feira (5), técnicos do Ministério da Saúde. A visita resultará em um relatório que será enviado a uma comissão nacional para análise. O resultado deve ser divulgado em dezembro.

Além de Votorantim, o município de Itapetininga também passou por vistoria, com encerramento previsto para amanhã (8). Segundo a Prefeitura de Votorantim, os técnicos visitaram a sede da Secretaria de Saúde, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a UBS da Vila Nova, a Vigilância Epidemiológica, setores de serviço social e laboratório, além da maternidade do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça.

Adson Belém Ferreira da Paixão, técnico do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs (Dathi), vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), destacou que o objetivo é conhecer, na prática, como funciona a linha de cuidado no município. “O relatório é enviado à Comissão Nacional de Validação, formada por especialistas, que decide sobre a entrega dos selos e certificações”, explica.

É a primeira vez que Votorantim e Itapetininga atingem os indicadores necessários para solicitar a certificação. A iniciativa faz parte do programa Brasil Saudável. A eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis, hepatite B, doença de Chagas e HTLV está entre as metas do País até 2030.

A transmissão vertical ocorre quando a mãe transmite a doença ao filho durante a gestação, o parto ou a amamentação. (Da Redação)