Câmara de Sorocaba retoma atividades com Sessão Ordinária

Por Cruzeiro do Sul

Câmara de Sorocaba realizou ontem a 3ª sessão ordinária de 2025

A Câmara de Sorocaba retoma suas atividades legislativas hoje (5), depois do recesso parlamentar de meio de ano, e analisa uma série de projetos de lei que vão de ações sociais à proteção ambiental e regulamentações no setor urbano. Entre os destaques, está o projeto de autoria do vereador Fábio Simoa (Republicanos), que institui o Programa de Segurança do Paciente no município, voltado à melhoria das práticas nos atendimentos de saúde.

Outra proposta é a do vereador Alexandre da Horta, que busca alterar a legislação sobre a divulgação de meios de denúncia contra maus-tratos a animais. O tema da causa animal também está presente em outro projeto, do vereador Ítalo Moreira (Solidariedade), que propõe um programa municipal para reabilitação da fauna silvestre e criação de infraestrutura específica para esse atendimento.

A educação também entra na pauta, com iniciativa de Roberto Freitas (PL), que estabelece a obrigatoriedade da matrícula de irmãos na mesma escola da rede pública. Já no setor de mobilidade urbana, foi incluído em outro projeto de Ítalo Moreira, que regulamenta mercados expressos e minimercados em condomínios.

A valorização da cultura e da história local aparece com a inclusão da Feira Nacional de Cutelaria no calendário oficial, proposta pelo vereador e presidente da Câmara, Luís Santos (Republicanos), além da instituição do “Dia da Mulher Operária”. Por fim, há também a proposta do vereador João Donizeti (União Brasil) para declarar de utilidade pública o Atlético Brasil Futebol Clube, que fica no Éden. (Da Redação)