Levantamento aponta queda de focos do Aedes

Por Thaís Marcolino

Visitas domiciliares seguem ativas em Sorocaba para prevenir focos do mosquito da dengue

A Divisão de Zoonoses de Sorocaba identificou que, a cada 100 casas vistoriadas em julho, três tinham focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O dado é do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), que mede a presença e densidade do vetor na cidade.

O índice atual é de 3, abaixo das duas medições anteriores: em janeiro, era de 8,2; em maio, caiu para 5,3. A redução acompanha a tendência de queda nas infecções pela doença nos meses mais secos do ano.

Apesar da melhora, os cuidados continuam essenciais. Segundo a Prefeitura, seguem as visitas domiciliares de agentes de saúde e a nebulização em áreas estratégicas. A programação semanal é divulgada nas redes sociais da administração municipal.

Além do trabalho do poder público, a colaboração da população é fundamental. É preciso eliminar água parada, limpar calhas, evitar acúmulo em vasos e descartar corretamente objetos que possam servir de criadouro.

Uma nova medição do índice larvário será feita ainda este ano. O Ministério da Saúde prevê a realização dos levantamentos em janeiro, maio, julho e outubro. (T.M.)