Menos de 30% tomaram a primeira dose da Qdenga
Disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) desde o ano passado, a vacina contra a dengue alcançou apenas 29% das crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos em Sorocaba _ público-alvo definido pelo Ministério da Saúde (MS). Desses, apenas 15% retornaram às unidades de saúde para receber a segunda dose do imunizante. Em números absolutos, 17.786 pessoas foram vacinadas com a D1, e 8.962 completaram o esquema vacinal com a D2.
“Infelizmente, a cobertura está bem abaixo do esperado. Acreditamos que isso se deve à percepção de que a dengue é uma doença comum, sem grandes consequências”, avalia a infectologista pediátrica Priscila Helena dos Santos. “Alertamos que a dengue mata. Com as frequentes ondas de intensa circulação do vírus, temos observado um aumento no número de óbitos, inclusive entre jovens. A vacina é uma ferramenta essencial para prevenir a doença e evitar mortes”, reforça.
A médica esclarece ainda que o imunizante Qdenga é seguro e eficaz, oferecendo proteção contra os diferentes sorotipos do vírus da dengue e, principalmente, evitando o agravamento dos casos.
Em Sorocaba, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos horários habituais de atendimento de cada unidade.
Em fevereiro deste ano, o governo federal ampliou a faixa etária para aplicação da Qdenga, incluindo pessoas de 4 a 59 anos. No entanto, a ampliação vale apenas para municípios que possuem doses próximas do vencimento. Segundo levantamento feito com cidades da região, nenhuma delas se enquadra nessa condição. (T.M.)