UBSs de Sorocaba promovem ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Atividades incluem palestras, rodas de conversa e distribuição de informativos, em meio ao aumento dos casos de feminicídio no Estado de São Paulo

Por Cruzeiro do Sul

Unidade localizada no Jardim Simus contará com atendimentos e programação específica no dia 27

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba promovem, ao longo deste mês, atividades voltadas à prevenção e ao combate à violência contra a mulher. As ações integram a campanha Agosto Lilás, em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos.

Com o apoio da Secretaria da Saúde de Sorocaba, as UBSs realizam orientações, palestras, rodas de conversa e distribuição de informativos em diferentes bairros da cidade. O objetivo é ampliar o acesso à informação sobre os direitos das mulheres e os canais de denúncia disponíveis.

A campanha é realizada em um contexto de aumento nos registros de feminicídio no estado de São Paulo. Segundo dados das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), o número de prisões em flagrante por esse tipo de crime subiu de 57, no primeiro semestre de 2024, para 68 no mesmo período deste ano. Na capital e na Região Metropolitana, o crescimento foi de 60%.

De janeiro a junho de 2025, foram registrados 128 feminicídios em todo o estado, ante 121 no mesmo período do ano anterior. A Polícia Civil afirma ter esclarecido 90% dos casos nesse intervalo, com investigações conduzidas por equipes especializadas.

Além da atuação policial, o governo estadual tem investido na ampliação da rede de atendimento. Atualmente, o estado conta com 142 DDMs, sendo 18 com funcionamento 24 horas. Também estão disponíveis a DDM Online — que permite o registro remoto de boletins de ocorrência — e 164 salas DDM para acolhimento humanizado em delegacias.

Em Sorocaba, os atendimentos seguem programação específica em cada UBS. Entre os destaques, estão palestras no Habiteto (dia 22) e no Simus (dia 27), além de ações ao longo de todo o mês em unidades como Hortência, Barcelona, Paineiras e Nova Sorocaba.

Para denúncias, estão disponíveis os seguintes canais: 180 (Central de Atendimento à Mulher), 153 (Guarda Civil Municipal), (15) 3235-6770 (Centro de Referência da Mulher - Cerem) e (15) 3232-1417 (Delegacia da Mulher). O sigilo é garantido em todos os atendimentos. (Da Redação)