Museu de Votorantim segue sem previsão
Obra começou em 2022 e, mesmo com novo prazo para julho de 2025, permanece inacabada
As obras do novo local do Museu Histórico de Votorantim “Ettore Marangoni”, previstas inicialmente para terminar em julho de 2023, não serão entregues, novamente, na data remarcada. Segundo um adesivo colado na placa da obra, o novo prazo de entrega era a última terça-feira (29 de julho de 2025); no entanto, o prédio permanece inacabado. O que se vê é um imóvel sem reboco, com tapumes nas portas e janelas. Além disso, na tarde do dia 29, por volta das 15h45, quando o Cruzeiro do Sul esteve no local, nenhum funcionário trabalhava na área.
O prédio que abrigará o museu está localizado onde funcionava a Biblioteca Municipal João Kruger, na avenida 31 de Março, no Centro. Enquanto a obra não é finalizada, as atividades ocorrem provisoriamente na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim, na avenida São João, 649, no Jardim Icatu.
As obras do Museu Histórico começaram em dezembro de 2022, com investimento de cerca de R$ 650 mil, sendo a maior parte proveniente de recursos estaduais, oriundos da certificação de Município de Interesse Turístico (MIT).
Atualmente, no novo espaço, uma placa do Governo do Estado informa detalhes sobre a reforma e indica que agora o prazo final é julho de 2025. Apesar disso, a obra já acumula dois anos de atraso em relação ao cronograma original.
Segundo a Prefeitura de Votorantim, a obra foi adiada diversas vezes “devido a ajustes de projetos, que foram necessários, como nova fundação e adaptações para acessibilidade do piso superior.”
Ainda conforme a administração municipal, o novo prédio proporcionará ao museu uma sede própria e definitiva, ampliando as ações de salvaguarda do acervo e evitando deslocamentos a cada mudança. “O novo local também permitirá a ampliação da área expositiva, espaço para exposições temporárias e educativo, fortalecendo a atuação do museu como equipamento de difusão e formação cultural, além de seu papel principal como guardião da história de Votorantim.”
O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura sobre um novo prazo para a conclusão das obras. A resposta foi que o contrato da fase 1 foi aditado até janeiro de 2026, enquanto a fase 2 está em processo licitatório. Enquanto isso, a população pode visitar o acervo na sede da Secretaria de Cultura, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.