De volta à rotina: a emoção do retorno às aulas
A memória afetiva dos tempos de escola — a mãe acordando cedo, o café da manhã, os amigos, as brincadeiras, a professora que marcou a infância, a merenda, o desenho na hora do almoço — um dia foi dos pais, mas agora é das crianças. Nesta segunda-feira (28), as aulas foram retomadas nas 187 unidades escolares da rede municipal e em nove escolas conveniadas, atendendo a cerca de 61 mil estudantes de Sorocaba.
No Centro de Educação Infantil (CEI) 58 Professora Dulce Puppo Oliveira Pinheiro, localizado na rua Eliezer Barbosa Lima, 448, Jardim Maria do Carmo, o retorno foi marcado pela empolgação dos pequenos. Abraçados aos pais, os alunos deixavam a unidade com sorrisos no rosto. O som característico da saída escolar — gritos, conversas animadas e o burburinho das famílias — voltou a preencher as ruas do entorno.
A dona de casa Tabata Cruz Gouveia Egea, 33 anos, é mãe de Heitor Henrique Egea, de 2 anos e meio. Ela conta que o filho gosta muito da escola. “Estávamos ansiosos pela volta às aulas. Ele frequenta desde 1 ano de idade e se dá muito bem, não chora, gosta de estar lá. Em casa, não tem muito o que fazer, não tem as brincadeiras. Na escola, ele tem os amigos, os professores.”
A pequena Heloísa Suenaga, 2 anos e 2 meses, também se adaptou com facilidade ao ambiente escolar. Sua mãe, Larissa Cruz, 24, explica: “Ela já está acostumada porque vem desde o berçário. Não sente dificuldade para voltar”. Orgulhosa, Larissa ainda observa mudanças positivas no desenvolvimento da filha: “Depois que começou a frequentar a escolinha, parece estar à frente de outras crianças da mesma idade. Ela fala melhor, tem um bom comportamento e já come sozinha”.
A mãe da pequena Heloísa, inclusive, reforça a importância da convivência escolar. “Prefiro que ela passe a maior parte do tempo na escola. Se ficar em casa, quem cuida é a minha avó. Mas na escola, ela brinca com os coleguinhas, interage. Em casa, sozinha, só assistiria televisão. Brincar é melhor”.
Algumas crianças continuaram frequentando a escola durante o recesso. É o caso de Maria Cecília de Oliveira Franco, 3 anos e 7 meses, filha dos comerciantes Leandro Moreira Franco, 42, e Marcela de Oliveira Franco, 41. Parte das férias foi passada na escola; o restante, com a avó materna. Maria Cecília estuda em período integral, das 7h30 às 16h30. “O importante é que conseguimos trabalhar. Somos autônomos, precisamos. Além disso, aqui [na escola] ela tem as amiguinhas da mesma faixa etária,” comenta o pai, Leandro.
Após uma semana de férias, a pequena já demonstrava saudade da rotina escolar.
“Hoje eles entraram um pouquinho mais tarde por causa de uma reunião, mas ela acordou no horário normal e já disse: ‘mãe, vamos para a escola’,” relata a mãe, Marcela.
A escola é parte fundamental da vida das crianças. O incentivo dos pais para que frequentem, estudem, se interessem e aprendam faz toda a diferença, principalmente desde os primeiros anos. Com o tempo, pode surgir o risco da evasão escolar. Para evitá-la, é essencial que crianças e adolescentes sejam acompanhados de perto e recebam apoio diante das dificuldades, seja nos estudos, na rotina ou nas relações com colegas e professores.