Sorocaba tem 83.952 MEIs; aumento em 5 anos foi de 42%
Entre as atividades mais populares de MEI na cidade estão cabeleireira e motoboy
Sorocaba tem 83.952 Microempreendedores Individuais (MEIs). Em 2020, o número na cidade era de 78 MEIs para cada mil habitantes. Em 2025, esse número passou para 111, o que representa um aumento de 42,3% no comparativo. Os dados dos mais de 80 mil MEIs apontam Sorocaba como referência para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Entre os MEIs de Sorocaba, estão atividades que vão de cabeleireiros e motoboys até designers, refletindo a diversidade e o dinamismo da força de trabalho local.
As informações são do Portal do Empreendedor (www.gov.br). Já o número populacional da cidade foi constatado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o levantamento realizado pela equipe técnica da Secretaria de Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Semepp), e foram divulgadas ontem (29) pela Prefeitura de Sorocaba.
O estudo mostra que Sorocaba supera a média estadual, que registra 93 MEIs por mil habitantes, além da média nacional, com 75 MEIs por mil habitantes.
Para o secretário da Semepp, Fernando Marques, o crescimento dos MEIs em Sorocaba é um reflexo direto do dinamismo econômico da cidade em criar um ambiente favorável aos pequenos negócios. “A colaboração com a Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e o Sebrae, materializada no Poupatempo do Empreendedor, é um pilar que centraliza e agiliza o suporte, permitindo que mais cidadãos transformem suas ideias em realidade e contribuam para o desenvolvimento de Sorocaba”, disse.
O Poupatempo do Empreendedor, inaugurado em 11 de abril deste ano, é fruto de uma parceria com a Associação Comercial de Sorocaba, que abrigou o espaço, e o Executivo destacou o lugar como importante no contexto de aumento verificado. Ele foi estrategicamente localizado na rua da Penha, 535, no Centro, uma das mais conhecidas dos sorocabanos. “Este ponto de apoio crucial para os microempreendedores é também a sede do Sebrae, um parceiro fundamental na capacitação e no desenvolvimento empreendedor, garantindo suporte abrangente. Desde sua abertura, o número de atendimentos mensais saltou de uma média de 900 para aproximadamente 1.200 MEIs, evidenciando a demanda e a relevância do serviço”, diz o comunicado da administração municipal.
Na semana final de maio, o Sebrae-SP realizou a Semana do MEI, com atividades gratuitas nas 42 unidades distribuídas em 24 cidades da região de Sorocaba. Durante o evento, microempreendedores individuais puderam acessar serviços como formalização, regularização, emissão de notas fiscais, declaração anual do MEI e orientações sobre gestão e marketing digital. A ação aconteceu em cidades como Sorocaba, Itu, Tatuí, Salto, São Roque, Ibiúna, entre outras.
Na edição de ontem, o Cruzeiro do Sul já tinha informado que, só na cidade de Sorocaba, nos primeiros seis meses do ano, foram abertas 3.368 novas empresas (não-MEIs). Na região, foram 8.554, um crescimento de 21,9% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 7.019 constituições. As informações foram compiladas pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. (Da Redação)