Temperatura deve baixar para 7ºC em Sorocaba

Inmet emitiu alerta para chegada de massa polar; ventos suspenderam voos e causaram danos

Por Cruzeiro do Sul

Frio será mais intenso no Estado de SP até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou um alerta amarelo em razão de declínio de temperaturas em cidades de pelo menos nove Estados, incluindo São Paulo. O aviso leva em consideração a possibilidade de queda de até 5ºC nos termômetros. No Estado de São Paulo a previsão indica possibilidade de frio mais intenso ao menos até quinta-feira (31).

De acordo com o Inmet, a frente fria se afasta do Estado hoje (29), dando lugar a uma massa de ar polar que provoca acentuado declínio das temperaturas. A condição climática deve se manter desta forma ao menos até quinta-feira. Para amanhã (30) e quinta, as mínimas devem chegar a 7ºC.

Sorocaba amanheceu ontem (28) com fortes rajadas de vento e com algumas pancadas de chuva. A Defesa Civil do Estado de São Paulo havia emitido um alerta no domingo (27), sobre a passagem de uma frente fria pelo território paulista, que provocaria instabilidades atmosféricas.

A chuva, além de aumentar o nível de umidade do ar, também derrubou as temperaturas em Sorocaba. Hoje, a mínima deve chegar a 9C, enquanto a máxima não deve passar de 19C. Já nos últimos dias de julho, amanhã e na quinta-feira, o termômetro deve cair um pouco mais em Sorocaba, alcançando 8ºC e 7ºC, respectivamente.

Além da queda de temperatura, a frente fria trouxe ontem rajadas de vento em algumas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Em caso de ventos mais fortes, a Defesa Civil alerta para possibilidade de queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas. Diante disso, as orientações do órgão são não se abrigar debaixo de estruturas metálicas frágeis, como tendas ou coberturas improvisadas; reforçar telhados, janelas e portas com travas e trancas; retirar objetos soltos de áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e móveis de jardim; evitar estacionar veículos próximo a árvores ou postes; manter distância de fiações elétricas caídas; e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199) em caso de emergência.

Aeroporto

Os ventos fortes de ontem de manhã afetaram alguns pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, segundo a concessionária GRU Airport. Ao todo, nove voos com destino a Guarulhos foram desviados para os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, Campinas (SP) e Curitiba. Cinco voos que partiam de Guarulhos foram cancelados.

Rajadas de vento de até 111 km/h atingiram as cidades da Baixada Santista e provocaram estragos. Houve quedas de árvores e paralisação na travessia de balsas. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)