Sorocaba oferece incentivos fiscais para empresas

Medida busca mitigar efeitos da taxação de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto

Por Vanessa Ferranti

Estados Unidos são o terceiro maior destino das exportações do município, atrás apenas da Argentina: impactos serão negativos

Empresas instaladas em Sorocaba podem solicitar incentivos fiscais à prefeitura. A iniciativa é uma das ações para minimizar os impactos que podem ser causados pela taxação de 50% sobre a importação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos.

No domingo (27), o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou em entrevista ao programa Fox News Sunday que as tarifas previstas para entrarem em vigor em 1º de agosto não serão adiadas. “Com certeza, não haverá mais prorrogações, não haverá mais [período de] carência. As tarifas estão programadas para 1º de agosto. Colocaremos a Alfândega para começar a coletar o dinheiro”, declara.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Bruno Santana, os Estados Unidos são o terceiro maior destino das exportações do município — atrás apenas da Argentina (1º), Colômbia (2º). A nova tarifa poderá impactar negativamente a taxa de exportação local. Por isso, algumas medidas estão sendo adotadas.

“Estamos trabalhando atualmente com as empresas e com o Governo do Estado em uma frente para que, em nível federal, essa taxação possa ser revista. O objetivo é buscar uma renegociação para minimizar os impactos dessa medida”, explica o secretário.

Além disso, segundo Santana, a Prefeitura de Sorocaba está incentivando empresas que ainda não atuam com exportações a explorarem essa modalidade, oferecendo também incentivos fiscais às que já estão instaladas na cidade.

“Hoje conseguimos ajudar as empresas a reduzir o ISS [Imposto Sobre Serviços] de 5% para 2% e a isentar completamente o IPTU [Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana]. As empresas podem pleitear esses benefícios junto à Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, detalha.

Para solicitar o incentivo fiscal, é necessário acessar o site da Prefeitura de Sorocaba e agendar uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os responsáveis receberão um formulário para formalizar o pedido.

Taxação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou em 9 de julho uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao território norte-americano, com início em 1º de agosto.

No documento, Trump justifica a medida alegando que o ex-presidente Jair Bolsonaro — réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado — estaria sendo vítima de perseguição política.

Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, em 11 de julho, o diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Erly Domingues de Syllos, afirmou que, se implementada, a taxação trará impactos negativos para Sorocaba, especialmente para o setor automotivo, que exporta automóveis, autopeças, equipamentos da linha de tratores, retroescavadeiras, entre outros itens. Atualmente, 8,5% das exportações do município têm como destino os Estados Unidos.

Entre os problemas apontados por Erly estão a queda nas exportações e possíveis demissões. Para ele, a medida prejudicará ambos os países: o Brasil enfrentará dificuldades para exportar com a alta taxação, e os Estados Unidos não conseguirão desenvolver outros mercados com a mesma rapidez.

“Agora é hora de sentar, negociar, ver o que pode ser feito. Acho que as empresas, de um modo geral, também precisam entrar no jogo, atuar em nível técnico e comercial, e buscar soluções viáveis”, disse Erly. (Com informações da Agência Brasil)