Sorocaba amanhece com fortes rajadas de vento e pancadas de chuva

Nas últimas 6 horas, a cidade acumulou 12 milímetros (mm) de chuva, de acordo com dados do Cemaden

Por Da Redação

A condição climática deve permanecer até amanhã (8) em Sorocaba, com uma possibilidade de chuva de 100%

Sorocaba amanheceu com fortes rajadas de vento e com pancadas de chuva nesta segunda-feira (28), conforme a previsão da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O órgão estadual emitiu um alerta neste domingo (27), sobre a passagem de uma frente fria pelo território paulista, que provocaria instabilidades atmosféricas.

Nas últimas 6 horas, a cidade acumulou 12 milímetros (mm) de chuva, de acordo com dados da Estação Pluviométricas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Contudo, a previsão do Climatempo aponta que no período da tarde não haverá precipitações.

As pancadas de chuva, além de aumentar o nível de umidade do ar, também derruba a temperatura em Sorocaba. Nesta terça-feira (29), a mínima deve chegar a 9°C, enquanto a máxima não deve passar de 19°C. Já nos últimos dias de julho, na quarta (30) e na quinta-feira (31), o termômetro deve cair um pouco mais, alcançando 8°C e 7°C, respectivamente.

Rajadas de Vento

Além da queda de temperatura, a frente fria traz fortes rajadas de vento para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Neste cenário, a Defesa Civil alerta para possibilidade de queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas. Diante disso, o órgão também publicou algumas orientações para a população:

  • Não se abrigar debaixo de estruturas metálicas frágeis, como tendas ou coberturas improvisadas;
  • Reforçar telhados, janelas e portas com travas e trancas;
  • Retirar objetos soltos de áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e móveis de jardim;
  • Evitar estacionar veículos próximo a árvores ou postes;
  • Manter distância de fiações elétricas caídas;
  • Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199) em caso de emergência.