Defesa Civil emite alerta para rajadas de vento e queda de temperatura
De acordo com o órgão estadual, o sistema meteorológico provocará instabilidades atmosféricas nesta segunda-feira (28)
Defesa Civil do Estado do Estado de São Paulo emitiu, neste domingo (27), um alerta de ventos fortes para esta segunda-feira (28), devido à passagem de uma frente fria pelo território paulista. As condições devem atingir a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
De acordo com o órgão estadual, o sistema meteorológico provocará instabilidades atmosféricas, que podem vir acompanhadas de pancadas isoladas de chuva, embora os volumes não devam ser expressivo. As rajadas de vento também chegam nas regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Campinas, Capital e Região Metropolitana, Vale do Paraíba e todo o Litoral Paulista.
Cuidados
Diante deste cenário, há risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas. O órgão estadual, portanto, orienta que a população não se abrigue debaixo de estruturas metálicas frágeis, como tendas ou coberturas improvisadas. Outros cuidados são:
- Reforçar telhados, janelas e portas com travas e trancas;
- Retirar objetos soltos de áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e móveis de jardim;
- Evitar estacionar veículos próximo a árvores ou postes;
- Manter distância de fiações elétricas caídas;
- Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199) em caso de emergência.
Além disso, há previsão de ressaca marítima em todo o Litoral Paulista, com ondas que podem atingir até três metros de altura. A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas costeiras, especialmente para embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias.
Queda de Temperatura
Já na terça-feira (29), a frente fria se afasta do Estado, dando lugar a uma massa de ar polar que provocará queda acentuada nas temperaturas. Em Sorocaba, a mínima deve chegar a 9°C, enquanto a máxima não deve passar de 19°C, segundo a previsão do Climatempo.
Nos últimos dias de julho, na quarta (30) e na quinta-feira (31), o termômetro deve cair um pouco mais, alcançando 8°C e 7°C, respectivamente.