Ação alerta para risco de queimadas

Por Thaís Verderamis

Campanha de conscientização no semáforo da avenida Dom Aguirre

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, a Defesa Civil de Sorocaba e o Corpo de Bombeiros realizaram, na tarde de ontem (24), uma ação de conscientização contra focos de incêndios e queimadas. A atividade foi realizada no semáforo em frente ao Quartel, localizado na avenida Dom Aguirre, número 2.233, no Jardim Santa Rosália. O evento faz parte da operação “São Paulo Sem Fogo”.

Policiais militares da Defesa Civil e bombeiros seguraram cartazes e distribuíram panfletos à população. O objetivo foi alertar para o período de estiagem, quando aumentam os focos de incêndio. “Entre os meses de junho e outubro, enfrentamos um período de baixo índice de chuva e umidade do ar muito baixa. Então, os riscos de incêndio aumentam muito, assim como os danos à saúde da população”, explica o 1º tenente PM Maxwel, da Defesa Civil do Estado.

Focos de incêndio comprometem o atendimento em outras ocorrências, conforme explicou o capitão Vale, do Corpo de Bombeiros: “Noventa por cento dos incêndios florestais, o fogo no mato propriamente dito, acontecem por ação humana. A cada dez, nove são provocados por pessoas. Então, se conseguirmos alertar a população, diminuímos esse tipo de ocorrência. A mesma viatura que atende um foco de incêndio no mato é a que vai para acidentes de trânsito com vítima presa em ferragens, incêndios em residência com vítima. Isso gera uma sobrecarga e prejudica outros atendimentos.”

Durante a Caravana 3D, em Sorocaba, o governador Tarcísio de Freitas, entregou 47 kits de combate a incêndios para municípios da região. As equipes estão preparadas e treinadas. Agora, o foco é conscientizar a população para esse período crítico do ano, a fim de evitar o surgimento de novos focos de incêndio.