Aparecidinha terá base da GCM

Por Cruzeiro do Sul

Nova base da GCM será construida na rua José Braz Correia

Uma nova base da Guarda Civil Municipal (GCM) será instalada no bairro Aparecidinha, em Sorocaba. A informação foi confirmada pela prefeitura. As obras terão início em agosto. O posto ficará ao lado do Cras.

Segundo a administração municipal, a iniciativa integra o plano de governo já anunciado, que prevê cinco novas bases da GCM, com o objetivo de ampliar a presença da corporação em bairros estratégicos e fortalecer a segurança pública de forma descentralizada.

O bairro Aparecidinha foi escolhido como local de implantação da primeira nova base devido às demandas por ações de segurança. A unidade também atenderá os bairros Nova Aparecidinha, Vila Amato, Jardim Residencial Nikkei e regiões adjacentes, com o objetivo de agilizar o atendimento às ocorrências e aumentar a sensação de segurança da população local.

O endereço da nova base será na rua José Braz Correia, s/n, ao lado do Cras Aparecidinha. Segundo a prefeitura, trata-se de uma área estratégica, com boa visibilidade, próxima ao campo de futebol, à praça e a espaços públicos de uso comum da comunidade.

A base contará com efetivo dividido por turnos, composto por profissionais atualmente em formação. No momento, 50 novos integrantes da GCM, aprovados no concurso público homologado em dezembro de 2024, estão em processo de integração e treinamento. Outros 100 guardas estão na fase final do curso e devem ser oficialmente integrados à tropa no próximo mês, “o que permitirá a reposição e ampliação do efetivo da GCM em toda a cidade, inclusive na nova base de Aparecidinha.” (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)