PF em combate ao tráfico internacional cumpre mandados em Sorocaba e região
Investigação contou com a colaboração de forças policiais da França e Portugal por meio da Interpol
A Polícia Federal deflagrou a Operação Odysseus para combater atividades de tráfico internacional de drogas de uma organização criminosa que fazia remessas de cocaína por meio de aeroportos internacionais, especialmente Viracopos e Guarulhos, em São Paulo. Há mandados de prisão e busca e apreensão sendo cumpridos em Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra.
Na operação, 50 policiais federais dão cumprimento a seis mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas, em outras cidades de São Paulo, além de Goiás e Espírito Santo. A investigação teve início a partir da prisão em flagrante de dois indivíduos em 2024, quando tentaram embarcar em voo, com destino a Paris, na posse de 10 kg de cocaína. Em Sorocaba, está sendo cumprido um mandado de prisão e um de busca e apreensão; em Araçoiaba da Serra também; e em Votorantim apenas um mandado de busca e apreensão.
As apurações indicaram que os integrantes do grupo atuavam em diversos estados brasileiros e também no exterior, com ramificações em países como França, Bélgica e Portugal, sendo identificados pelo menos 12 eventos de envio de drogas por meio de voos comerciais, totalizando dezenas de quilos de cocaína.
Foram determinados, além das prisões e das buscas, o sequestro de veículos, o bloqueio de contas bancárias das pessoas físicas e jurídicas investigadas pela lavagem de capitais, assim como a apreensão de uma aeronave utilizada nos crimes.
Diante dos fatos, os investigados, na medida de suas condutas, poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.