Aulas na rede estadual retornam para 3 milhões de estudantes
Primeiras duas semanas serão de atividades de reforço do conteúdo do primeiro semestre
As aulas serão retomadas hoje (23) na rede estadual de ensino em São Paulo. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), os mais de 3 milhões de estudantes matriculados retornam após o recesso do meio do ano. No município de Sorocaba são 80 escolas estaduais e mais de 50 mil alunos matriculados.
As primeiras duas semanas serão de atividades de reforço e aprofundamento do conteúdo do 1º semestre. As provas de recuperação estão marcadas para dias 6, 7 e 8 de agosto
As atividades do 2º semestre começam com a preparação para as provas de recuperação a alunos com notas iguais ou menores de cinco nos dois primeiros bimestres letivos, conforme a Seduc. Desta vez, podem participar alunos do 4º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.
As avaliações vão substituir a menor nota no boletim do 1º semestre em todas as disciplinas do Currículo Paulista de acordo com o ano/série, além dos itinerários formativos do ensino médio técnico e profissional. Serão ao todo 15 questões de língua portuguesa e matemática e 10 questões para os demais componentes.
Revisão
No período entre 23 de julho e 5 de agosto, professores e escolas devem organizar atividades de aprofundamentos. A orientação da Seduc-SP é que concentrem as atenções na revisão de conceitos fundamentais e na aplicação de estratégias didáticas que promovam uma melhor compreensão dos conteúdos previstos para o 1º semestre.
As provas serão aplicadas durante o horário de aulas. As unidades têm autonomia para decidir os dias das provas de cada disciplina, no dia 6 ou 7. Caso haja necessidade, a Seduc-SP definiu para 8 de agosto a repescagem da recuperação.
“As avaliações de recuperação vão substituir a menor nota entre os dois primeiros bimestres do ano letivo. Por isso, todos os estudantes dos anos e séries avaliados, mesmo com notas acima de cinco, poderão participar e serão beneficiados com a revisão e atualizações do boletim escolar”, explica João Pinhata, coordenador de avaliações da Secretaria da Educação. (Da Redação, com informações da Agência SP)
]