Corujão agenda 357 cirurgias na rede pública
Em pouco mais de 20 dias do programa Corujão da Saúde, 357 agendamentos para cirurgias foram feitos em Sorocaba. Destes, 150 são de gastroenterologia, 133 de ginecologia e 74 de urologia. Apesar de estarem marcados, a prefeitura não informou se algum procedimento já foi realizado nem as datas agendadas.
De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), pacientes que aguardam por exames de imagem também foram avisados nos últimos dias. Entraram na demanda dos laboratórios contratados para o programa 230 ecocardiogramas, 131 doppler, 395 exames ortopédicos, 475 de oftalmologia e 865 de mamografia. Os procedimentos são realizados por cinco clínicas e hospitais, entre eles a Santa Casa e o Banco de Olhos de Sorocaba.
Lançado em 1º de julho, o Corujão da Saúde, prevê zerar a fila de cirurgias e exames da rede pública. Na ocasião, a prefeitura explicou que a escolha dos pacientes é feita respeitando a ordem da fila de espera e a prioridade clínica. A convocação, por sua vez, acontece via telefone ou mensagem do WhatsApp. Por isso, é necessário que a população mantenha o telefone e o endereço atualizados no cadastro da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
O programa foi dividido em três etapas. A primeira tem a estimativa de terminar em dezembro deste ano e atender cerca de 30 mil pessoas. Os procedimentos que devem ser feitos nesta primeira etapa são mamografia + biópsia, cirurgia de vesícula, hérnia, ginecológicas, urologia (pedra no rim, duplo J), triagem oftalmológica e ultrassonografias.