Câmara debate atendimento e reabilitação da fauna silvestre

Por Cruzeiro do Sul

Animais, como tamanduá, aparecem em áreas urbanas

Cinco projetos de lei entram na pauta de hoje (15) na Câmara de Sorocaba. Fauna silvestre, saúde e educação estão entre os temas. A sessão ordinária começa às 9h.

Uma das propostas da ordem do dia é o Programa Municipal de Proteção, Atendimento e Reabilitação de Fauna Silvestre, de autoria de Ítalo Moreira (União Brasil). A matéria tem o objetivo de assegurar proteção, acolhimento e reabilitação de animais silvestres resgatados, feridos ou em situação de vulnerabilidade, em conformidade com o Código de Proteção aos Animais do Estado de São Paulo.

São diretrizes do programa a criação de um Centro de Manejo de Animais Silvestres; formalização de convênios e parcerias com municípios vizinhos e instituições de ensino; promoção de ações educativas; elaboração de inventário da fauna silvestre local; e integração de esforços com órgãos estaduais e federais para garantir o atendimento às exigências legais de proteção à fauna.

Também em primeira discussão, volta à pauta o projeto de Roberto Freitas (PL), que cria o Programa de Triagem Neonatal Ampliada, tornando obrigatória a realização do Teste do Pezinho Ampliado em todos os recém-nascidos atendidos na rede pública de saúde do município. O objetivo é possibilitar o diagnóstico precoce de doenças raras e assegurar o início imediato do tratamento adequado, além de acompanhamento especializado.

Outro projeto de Roberto Freitas que volta à pauta, em primeira discussão, torna obrigatória a matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da rede pública municipal de ensino.

Será votado ainda o projeto do vereador Fausto Peres (Podemos), que altera a Lei nº 11.504, de 28 de março de 2017, também de sua autoria, da Semana Municipal de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), realizada anualmente no período de 22 a 30 de outubro. O projeto muda a data para que a campanha passe a ser realizada em maio.

Fechando a ordem do dia das novas matérias em primeira discussão, será votado o projeto de Cristiano Passos (Republicanos), que altera a Lei nº 11.849, de 20 de dezembro de 2018, de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), que instituiu o Dia e a Semana Municipal de Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência no município de Sorocaba.

O projeto acrescenta um parágrafo na lei com a seguinte redação: “Passa a integrar também o Calendário Oficial de Eventos de Sorocaba a ‘Corrida Autista Run’, que promove a inclusão e o acesso ao esporte para crianças com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares, a ser realizada preferencialmente na Semana Municipal de Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência”.

Segunda discussão

O Programa de Segurança do Paciente nas unidades públicas e privadas de saúde, de autoria de Fábio Simoa (Republicanos), será apreciado em segunda discussão. Entre as estratégias do programa estão a elaboração e o apoio à implementação de protocolos, guias e manuais de segurança do paciente; e a promoção de processos de capacitação de gerentes, profissionais e equipes de saúde. (Da Redação)