Prefeitura vai recorrer, de novo, no caso do elefante

Por Cruzeiro do Sul

Animal vive no Quinzinho de Barros desde 1982

A Prefeitura de Sorocaba confirmou que vai recorrer contra a transferência do elefante Sandro, do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

A decisão de recorrer na Justiça foi tomada no começo da noite de quinta-feira (10) pelo prefeito Rodrigo Manga, que alega ter como base o parecer técnico dos profissionais que atuam no Zoo de Sorocaba, incluindo a solicitação de adequações para melhorias no recinto, com o intuito de garantir o bem-estar do elefante. O animal está atualmente no “Quinzinho de Barros”, onde vive desde 1982. O santuário fica a mais de 1.400 quilômetros de distância, em uma viagem de no mínimo dois dias.

A Justiça determinou, em 23 de abril, a transferência do animal para o santuário. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) informou mês passado que um recurso apresentado pelo Executivo já tinha sido julgado e rejeitado, e a administração municipal foi devidamente intimada da decisão. Com isso, um novo prazo de 45 dias voltou a contar, com novo vencimento fixado para 5 de agosto.

Na ocasião, a Justiça afirmou que, se a Prefeitura apresentasse um novo recurso, no entanto, o cumprimento da sentença pode voltar a ser suspenso até o julgamento definitivo pelo tribunal. Um dos animais mais queridos do Quinzinho de Barros, Sandro era animal de circo até ser transferido. Atualmente, é considerado um animal idoso, recebendo cuidados especiais da equipe técnica do zoológico. (Da Redação)