Doença de Chagas tem ações nas UBSs de Sorocaba em julho

Por Cruzeiro do Sul

Inseto conhecido como barbeiro transmite a enfermidade

A população terá orientações sobre a Doença de Chagas em oito das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba durante o mês de julho receberão. São elas: Cajuru, Cerrado, Escola, Lopes, Nova Esperança, Nova Sorocaba, Rodrigo e Sabiá.

Conforme a prefeitura, não há registros da enfermidade no banco de dados da Secretaria da Saúde (SES), contudo, os cuidados são necessários, principalmente para as gestantes, que podem transmitir a doença para o feto. Por isso, os exames do pré-natal se tornam fundamentais.

A transmissão da doença pode ser via contato com fezes do triatomíneo (inseto também conhecido como barbeiro), pela coceira na pele após a picada, além de ingestão de alimentos contaminados com parasitas provenientes do barbeiro e transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença que, se não tratada, pode evoluir para a fase crônica, inicialmente sem sintomas, mas com potencial de apresentar complicações ao longo do tempo na fase mais aguda, tais como: febre, dor de cabeça, fraqueza intensa, inchaço no rosto e nas pernas, entre outros.

Para a confirmação da doença, é necessário que o paciente realize um exame de sangue, que deve ser solicitado e interpretado por um médico. Gestantes devem receber atenção especial, sendo o exame indicado durante o pré-natal.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE) de Sorocaba, não existe um período do ano com maior incidência. No caso da transmissão vetorial, o verão é mais propício para proliferação de insetos. A transmissão via oral pode ocorrer durante o ano todo por meio de alimentos com parasitas.

Como evitar

Para evitar a infecção, é necessário manter a casa limpa e retirar pedaços de madeira, entulhos, ou materiais em que o barbeiro possa se esconder. Limpar estábulos e galinheiros, lavar os alimentos e cozinhar bem são outras orientações para evitar a Doença de Chagas.

Caso a pessoa encontre um barbeiro, não se deve tentar matá-lo ou esmagá-lo, pois isso aumenta o risco de infecção. Recomenda-se colocar uma luva ou plástico e prendê-lo com cuidado em um recipiente fechado. (Da Redação)

PROGRAMAÇÃO UBSs

UBS Cajuru - dia 22 de julho, às 10h
Palestra e distribuição de informativos

UBS Escola - dia 16 de julho, às 12h
Orientações

UBS Lopes - mês todo, a partir das 7h
Exposição

UBS Nova Esperança - mês todo, a partir das 7h
Orientações

UBS Nova Sorocaba - dia 16 de julho, às 15h e 23 de julho, às 10h
Orientações

UBS Rodrigo - 14 a 16 de julho, às 8h
Orientações

UBS Sabiá (Praça Vila Sabiá) - dia 24 de julho, às 7h
Orientações