Sorocaba registra 12 novos casos de Covid-19 em 7 dias

Última vez que a cidade confirmou óbito pela doença foi em maio

Por Thaís Marcolino

Já são 531 notificações da doença em 2025

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba confirmou, ao longo da semana, 12 casos de Covid-19. Com isso, sobe para 531 as notificações da doença em 2025. Os dados referem-se ao boletim divulgado à imprensa nesta quinta-feira (3).

Os informes da prefeitura ocorrem mensalmente, sobretudo após a diminuição de infecções pelo coronavírus. No de maio eram 513, enquanto o de junho, emitido no último dia 26, as notificações subiram para 519. O de ontem, publicado exatamente uma semana depois, apontou 2,3% de aumento. Em número absoluto, 12.

Em relação às mortes, a última vez que a cidade confirmou um óbito pela doença foi em maio. Na ocasião, uma mulher de 67 anos. No primeiro semestre de 2025 foram registrados 11 óbitos — cinco em unidade de saúde pública e seis em unidade privada. Conforme levantamento do Cruzeiro do Sul, com base nos informes municipais, o sexo feminino foi inclusive, o mais acometido até o momento. São seis mulheres mortas com o vírus da Covid-19, ante cinco de homens.

Ontem (3), a SES também atualizou os números da dengue em Sorocaba. O boletim traz duas novas mortes suspeitas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As vítimas são mulheres. Uma delas, adolescente.

Conforme a prefeitura, a jovem de 17 anos morreu no dia 25 de junho, em unidade de saúde pública. O outro óbitos refere-se a uma mulher de 48 anos, falecida no dia 9 de junho, em leito privado. O resultado dos exames está sob análise do Instituto Adolfo Lutz, que pode demorar até três meses para devolver ao município.

Quanto aos casos, o número subiu para 13.962, sendo 13.907 autóctones (transmissão local), 45 importados e 10 indeterminados.