Apreensão de drogas aumenta quase 400%
Deinter-7 já recolheu 16 toneladas até maio; número representa mais de 10% das apreensões no Estado
A região de Sorocaba, sob responsabilidade do Deinter-7 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), registrou a apreensão de 16 toneladas de drogas entre janeiro e maio de 2025. O volume representa um aumento de 392,72% em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Apenas essa região respondeu por mais de 10% de todas as apreensões de entorpecentes realizadas em São Paulo neste ano.
Em todo o Estado, as forças de segurança apreenderam mais de 103 toneladas de drogas nos primeiros cinco meses do ano, crescimento de 53% em relação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte das apreensões ocorreu no interior paulista, que concentrou cerca de 70% do total. Somente de maconha, foram retiradas de circulação 75,8 toneladas. Na capital, o volume foi de 17,8 toneladas. O prejuízo estimado ao tráfico, segundo a SSP, é de quase R$ 500 milhões.
As Polícias Civil e Militar seguem empenhadas no combate ao tráfico de drogas em todo o território paulista por meio de ações de patrulhamento e investigações com o uso de inteligência. (Vernihu Oswaldo)
Casos mais recentes: 650 porções de drogas em Itapetininga
Dois homens foram presos por tráfico de drogas em diferentes bairros de Itapetininga nesta terça-feira (1º). As ocorrências foram registradas de madrugada, na Vila Arruda, e outra à tarde, no bairro Taboãozinho. Nos dois casos, os suspeitos foram flagrados em atividade de comércio ilegal de entorpecentes e encaminhados ao Plantão Policial.
Segundo a Polícia Militar, a primeira ocorrência foi registrada durante a madrugada, quando um homem de 51 anos foi abordado por oficiais da 1ª Companhia do 22º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) após ser flagrado entregando drogas a um motorista, na Vila Arruda.
Ao notar a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir, mas foi detido. Com ele, foram encontrados 50 pinos de cocaína, que foram apreendidos. O homem foi levado à delegacia e permaneceu preso à disposição da Justiça.
Horas depois, durante a tarde, policiais da Força Tática do mesmo batalhão prenderam outro suspeito, de 28 anos, no bairro Taboãozinho. Segundo a PM, ele foi surpreendido vendendo drogas e, durante a abordagem, os agentes localizaram 550 porções de cocaína, 76 porções de crack, 42 porções de maconha, além de R$ 111 em dinheiro e microtubos vazios. (Da Redação)