Vacinação contra meningite bacteriana é ampliada
A medida passou a valer na terça-feira (1°) em todo Brasil
Crianças de até 12 meses de idade agora poderão receber a vacina meningocócica ACWY pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida passou a valer na terça-feira (1°) em todo Brasil. A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), acompanha a atualização promovida pelo Ministério da Saúde.
Atualmente, o esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C (conjungada), aplicadas aos três e cinco meses, e um reforço aos doze meses. Com a atualização, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y.
Segundo o Ministério da Saúde, crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não precisam receber a ACWY neste momento. Já aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber a dose de reforço com a ACWY.
Ainda conforme o governo brasileiro, a mudança é uma ação que dá continuidade ao enfrentamento das meningites, seguindo as Diretrizes para Enfrentamento das Meningites até 2030.
Em Sorocaba, os pais e responsáveis das crianças podem procurar uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a dose. O horário é o mesmo já praticado em cada local.
A meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. No Brasil, ela é considerada uma doença endêmica. Conforme o MS, a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. O sexo masculino também é o mais acometido pela enfermidade.
Os sintomas da meningite podem variar, mas os mais comuns incluem febre alta, dor de cabeça intensa e rigidez na nuca. Além disso, podem ocorrer náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, confusão mental e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele (especialmente na meningite meningocócica). Em bebês, podem ocorrer irritabilidade, letargia e dificuldade para se alimentar.
Como fica agora a vacinação
Idade Dose Vacina
3 meses 1ª dose Meningocócica C
5 meses 2ª dose Meningocócica C
12 meses dose de reforço Meningocócica ACWY
11 a 14 anos dose de reforço ou situação vacinal não encontrada Meningocócica ACWY