Geração de empregos desacelera em Sorocaba no mês de maio

Por Cruzeiro do Sul

Setor de serviços liderou nas contratações na cidade, com saldo positivo de 470

Sorocaba registrou um saldo positivo de 919 vagas de emprego no mês de maio (12.784 admissões contra 11.865 desligamentos), conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O número é quase a metade do que foi registrado em abril (1.844, conforme dados revisados pelo MTE).

O total de empregos gerados em maio representa um crescimento de 111% em relação ao desempenho do mesmo mês de 2024 (435). São cinco meses seguidos de resultados positivos, desde janeiro de 2025.

O segmento de serviços foi o principal responsável pelas novas oportunidades em maio, com saldo de 470 contratações, seguido pelo comércio, com saldo de 295, e pela indústria, com 216. O setor da construção civil teve redução de 62 vagas.

Segundo o economista Geraldo Almeida, o desempenho do mês é surpreendente e demonstra que a economia está mais resiliente do que se imaginava. Ele cita que a expectativa para os próximos meses é de estabilidade ou de um leve crescimento.

Sorocaba mantém esse avanço especialmente com a chegada de grandes empresas e indústrias, como os polos industriais formados ao redor de grandes fábricas, por exemplo, que impulsionam o mercado de trabalho e atraem novos moradores, avalia o economista. Isso, por sua vez, exige que outros segmentos, como comércio e serviços, acompanhem a expansão.

Apesar do bom desempenho da cidade na geração de empregos, os setores da construção civil e da agropecuária não acompanharam essa trajetória. O campo não apresentou variação no número de trabalhadores empregados, enquanto a construção teve resultado negativo de 62 vagas. De acordo com Almeida, esse cenário está relacionado ao alto estoque de apartamentos desocupados na cidade e deve mudar nos próximos meses.

Outros municípios da região também apresentaram saldos positivos, porém com números mais modestos. Votorantim, por exemplo, criou 48 postos de trabalho em maio. Em Itu foram 34. (Da Redação)