Prefeitura de Sorocaba confirma mais três mortes por dengue

Os óbitos referem-se a dois homens, de 45 e 55 anos, e uma mulher de 65

Por Thaís Marcolino

Brasil tem 391 mortes por dengue

A Prefeitura de Sorocaba confirmou, nesta terça-feira (24), mais três mortes por dengue. As vítimas são dois homens, de 45 e 55 anos, e uma mulher de 65 anos. Com isso, aumenta para 29 o número de óbitos pela doença em 2025.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), os óbitos ocorreram entre os dias 12 de maio e 10 de junho. Os homens morreram em leitos da rede pública de saúde e não tinham doenças pré-existentes. Já a idosa faleceu em casa e possuía comorbidades.

Somente nos dois primeiros dias desta semana, a pasta confirmou cinco mortes causadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A divulgação dos óbitos ocorre apenas após análise do Instituto Adolfo Lutz. O laboratório ainda investiga uma morte suspeita, cujo resultado pode levar até três meses, a depender da demanda.

Em relação aos casos, Sorocaba contabiliza 13.843 confirmações de dengue — sendo 13.789 autóctones (transmissão local), 44 importados e 10 indeterminados. Em 24 horas, o município registrou 43 novos casos. No boletim anterior, divulgado na segunda-feira (23), eram 13.800.

Prevenção

A prevenção contra o Aedes aegypti — mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya — começa com a conscientização da população. É fundamental evitar o acúmulo de água em recipientes, colocar areia nos pratos de vasos de plantas e manter as caixas d’água devidamente tampadas. Essas medidas, recomendadas pelos agentes de Zoonoses, ajudam a frear a proliferação do vetor, que pode voar até 100 metros de distância.

Outra medida importante é o uso de repelentes. Os mais indicados por especialistas são os que contêm icaridina ou IR3535 em sua fórmula.

Por fim, a vacinação tem sido uma alternativa para proteger crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a forma mais grave da dengue. A vacina Qdenga está disponível diariamente em todos os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Sobre a ampliação da faixa etária, o Ministério da Saúde autorizou apenas para cidades com frascos próximos ao vencimento — o que, segundo a SES, não é o caso da RMS.

Novos óbitos confirmados

Homem, 55 anos, sem comorbidades, faleceu dia 12/5 em unidade de saúde pública
Homem, 45 anos, sem comorbidades, faleceu dia 14/5 em unidade de saúde pública
Mulher, 65 anos, com comorbidades, faleceu dia 10/6 em domicílio