Vereador quer proibir balonismo na cidade
Um projeto de lei que proíbe a prática de balonismo em Sorocaba foi protocolado ontem (23) na Câmara Municipal. O autor do projeto é o vereador Cristiano Passos (Republicanos). No último sábado (21), um balão aterrissou na avenida Joseph Cyril Bamford, no bairro do Éden. A saída foi de Boituva, com 15 pessoas a bordo. Já em 15 de junho, um balão caiu em uma área rural de Capela do Alto. Uma jovem de 27 anos morreu e outras dez pessoas ficaram feridas.
O projeto de lei propõe a proibição do balonismo, com ou sem tripulação, em todo o território de Sorocaba, independentemente da finalidade, seja ela recreativa, esportiva, publicitária ou promocional. O texto também veta a fabricação, armazenamento, transporte, comercialização e soltura de balões não tripulados que possam causar incêndios ou acidentes. Além disso, proíbe a realização de eventos ou comemorações que incentivem essa prática, assim como a liberação de balões em áreas públicas, terrenos baldios, praças, áreas de preservação ou imóveis residenciais.
“Apesar da proibição federal, a atuação local é essencial para prevenir tragédias, garantir a responsabilização imediata dos infratores e reforçar a consciência coletiva. Sorocaba, por suas áreas urbanizadas e de preservação, está especialmente vulnerável a esse tipo de conduta”, destacou Cristiano Passos na justificativa do projeto.
O não cumprimento da lei, se aprovada, resultará em multa de R$ 15 mil por soltura e de R$ 30 mil em caso de balões com carga pirotécnica, além da apreensão dos materiais. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em triplo, e poderá haver interdição do local, se for comercial. O projeto determina também a promoção de campanhas de conscientização sobre os riscos da soltura de balões.
Casos na região
Em 15 de junho, um balão que transportava 35 pessoas caiu em uma área rural de Capela do Alto. Uma jovem de 27 anos morreu e outras dez pessoas ficaram feridas. O balão também não teria documento e teria sido construído clandestinamente. Análises para averiguar as circunstâncias do ocorrido são realizadas. O piloto, de 62 anos, foi preso e levado para a Penitenciária II de Itapetininga.
Já no último sábado (21), um balão tripulado desceu no bairro do Éden, em Sorocaba. O transporte aéreo saiu de Boituva com 15 pessoas a bordo e aterrissou, por volta das 8h40, na avenida Joseph Cyril Bamford. Dez paraquedistas saltaram durante o voo. Ao Cruzeiro do Sul, o piloto afirmou que foi um “pouso normal”. Ninguém ficou ferido. (V.F.)
Leia mais na página 9