Mais dois óbitos por dengue são confirmados em Sorocaba
As vítimas são idosas; mortes neste ano sobem para 26
Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (23), mais duas mortes por dengue. Com isso, o número de óbitos causados pela doença em 2025 chegou a 26. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), as vítimas eram idosas.
A primeira morte foi de um homem de 81 anos, que faleceu em 10 de abril, em um leito da rede pública de saúde. Ele tinha comorbidades, condição que pode agravar o quadro infeccioso. A segunda vítima foi uma mulher de 63 anos, que morreu em casa no dia 27 de maio. Ela também possuía doenças pré-existentes.
Além dos casos confirmados, o município aguarda o resultado de outros quatro exames de pessoas que morreram com suspeita da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As análises são realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz e podem levar até três meses, dependendo da demanda do laboratório.
Ainda conforme a Prefeitura, Sorocaba soma 13.800 casos confirmados de dengue. Desse total, 13.746 são autóctones (transmissão dentro do próprio município), 44 importados e 10 indeterminados.
Com a chegada do inverno, a tendência é de queda nas infecções pela doença, já que a proliferação do Aedes aegypti é mais comum em dias quentes. No entanto, a população deve manter os cuidados e colaborar no combate ao mosquito, evitando água parada em recipientes.
Salto
A semana também começou com novas confirmações de óbitos por dengue na região. Em Salto, segundo a plataforma do Governo do Estado de São Paulo, o município contabiliza nove mortes. No entanto, a Prefeitura afirmou nesta segunda-feira (23) ter recebido oficialmente apenas oito notificações.
Detalhes como data e sexo das vítimas não foram divulgados, sob justificativa da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).