Dia do Desafio mobiliza mais de mil pessoas em Sorocaba

Atividades envolveram estudantes de 16 escolas e participantes do Clube do Idoso

Por Cruzeiro do Sul

Programação teve prática de exercícios no Alto da Boa Vista, junto ao Paço Municipal

Parte da população sorocabana participou ontem (28) da programação especial da 30ª edição do Dia do Desafio, realizada em diferentes espaços da cidade. A mobilização, que promove a prática de atividades físicas, reuniu mais de mil pessoas, entre crianças, adultos e idosos.

A programação da Prefeitura de Sorocaba contou com atividades de judô com atletas, alongamento, caminhadas, aulão de fitness, aulão de ritbox (que combina música, exercícios e dança), ginástica artística, tênis de mesa, vôlei de areia, futsal e beach tennis. Além disso, foi realizadas caminhadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de acordo com a prefeitura. No Paço Municipal, cerca de 800 crianças de 16 escolas da rede municipal de ensino participaram das atividades.

O secretario da Educação, Cleiton Lustosa, falou sobre a importância do papel da escola no incentivo da prática de exercícios físicos. “Quando a gente introduz esse pensamento dentro da escola eles levam esse raciocínio para a vida. A criança ter atividade física desde o início, nos primeiros anos, isso vai fazer com que ela vá crescer já com essa mentalidade, para que ela não se torne um adulto sedentário e tenha mais qualidade de vida.”

Marisa dos Santos Boerleal, de 65 anos, participa do Clube do Idoso de Sorocaba e tem o hábito de movimental o corpo regularmente. Juntamente com ela, outras pessoas com mais 60 estiveram presentes no “Aulão Fitness”, no Paço Municipal. “Eu fiquei sabendo do evento porque eu integro o Clube do Idoso, os professores nos convidaram para vir e a prefeitura disponibilizou um ônibus para nos trazer. É a primeira vez que eu participo e estou achando maravilhoso”, disse Marisa.

O secretário de Esportes e Qualidade de Vida de Sorocaba, Vitor Hugo Tavares, pretende aumentar o público no ano que vem, para o Dia do Desafio, e reforça a importância de se praticar exercícios físicos. “Eu espero que em 2026, nós possamos subir ainda mais o número de participantes pois a atividade física é preventiva. Quem tem uma rotina ativa com certeza diminui o índice de qualquer tipo de doença vascular, cardíaca. Mas além do movimento corporal, é óbvio que é preciso ter uma boa alimentação e uma boa noite de sono.”

Unesco

O Dia do Desafio é uma campanha liderada pela The Association For International Sport for All (Tafisa), com apoio da International Sport and Culture Association (Isca), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a coordenação do Sesc/São Paulo no continente americano. A iniciativa, que mobiliza mais de 3.500 organizações em 14 países, reforça que a prática de atividades físicas é um direito de todos e pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)