Câmara ouve moradores da zona norte
Primeira edição do projeto Itinerante reúne demandas por saúde, moradia e infraestrutura
Moradores da zona norte de Sorocaba participaram, neste sábado (24), da primeira edição do projeto Câmara Itinerante, evento organizado pelo Legislativo para ouvir as demandas da população do município. As solicitações serão encaminhadas ao Executivo para análise e possível inclusão no Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029, a iniciativa que define os programas e obras que receberão recursos públicos nos próximos quatro anos. Durante o encontro, foram debatidos temas como saúde e habitação.
O evento ocorreu na Casa do Cidadão da avenida Ipanema. Os moradores que compareceram responderam a um questionário no qual puderam escolher as áreas prioritárias que devem ser consideradas pelo Executivo na elaboração do PPA. Em seguida, os munícipes tiveram a palavra franqueada para apresentar as demandas da comunidade.
Sebastiana Conrado dos Santos, de 63 anos, moradora do Jardim Santa Rosa, solicitou, em nome da associação do bairro, melhorias como saneamento básico, limpeza urbana, recolhimento de entulhos e pavimentação. Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, ela também destacou as dificuldades que a população enfrenta na área da saúde. “No posto de saúde nunca tem médico. Também não conseguimos fazer os exames. A demanda é grande e é demorada.”
Sebastiana solicita ainda uma UBS mais próxima, pois, segundo a aposentada, ela precisa caminhar cerca de 40 minutos a pé até a unidade. “Precisamos muito de médico com atendimento mais rápido, porque a doença não tem hora para vir.”
O esposo de Sebastiana, Vanderlei Custódio Gladino, de 51 anos, pede que o poder público olhe para a população do Jardim Santa Rosa. “Viemos representar o bairro. Fizemos um abaixo-assinado para obter força. Temos vários problemas. Não tem energia elétrica e precisamos de esgoto. Não queremos usar nada de graça. Queremos ter a nossa conta, pagar e ter todos os direitos.”
Jussara Viana da Costa, de 59 anos, mora há pouco tempo em Sorocaba e aproveitou a oportunidade para conhecer os vereadores do município. Ela ressalta que a principal queixa também é na área da saúde. Conta que tenta conseguir transporte para levar o esposo ao atendimento médico. “Eu cuido do meu esposo e ele é parkinsoniano, se trata nas clínicas. Estamos indo de ônibus e eles vão ressarcir, mas é muita dificuldade.” Outra questão é a demora para a realização de exames. “Meu marido passa nas consultas e o médico é muito bom, mas o problema é a fila de espera para exames, que é muito grande.”
Segundo o presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Luis Santos (Republicanos), as demandas ouvidas serão levadas ao Executivo. “Nós encaminharemos essas demandas às secretarias competentes e acompanharemos a inserção ou não, dependendo da condição de participação no PPA, mas já acordamos que as secretarias darão retorno também diretamente ao cidadão participante.”
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informa que tomará todas as medidas cabíveis em relação ao caso, assim que receber as demandas da Câmara Municipal.
Próximas edições
A Câmara Itinerante contará com outras duas edições em diferentes regiões da cidade. O segundo encontro será em 14 de junho, às 9h, na Casa do Cidadão Ipiranga, localizada na rua Estado de Israel, 424, no Jardim Ipiranga, zona oeste. Já no dia 5 de julho, será a vez da zona leste receber a audiência, também às 9h, na Casa do Cidadão Nogueira Padilha, que fica na avenida Nogueira Padilha, 1.421, na Vila Hortência.
Além do presidente da Câmara, Luis Santos (Republicanos), participaram da edição de estreia os vereadores Alexandre da Horta (Solidariedade), Cláudio Sorocaba (PSD), Fábio Simoa (Republicanos), Fausto Peres (Podemos), Fernanda Garcia (PSOL), Henry Arida (MDB), Iara Bernardi (PT), Izídio de Brito (PT), João Donizeti (União), Roberto Freitas (PL), Rogério Marques (Agir) e Toninho Corredor (Agir).