Início das obras do parque aquático depende da Cetesb

Estudos exigidos pelo órgão já foram concluídos e protocolados; empreendimento estava previsto para ser inaugurado este ano

Por Cruzeiro do Sul

Área que vai abrigar o Acqua Thermas Park está localizada no bairro Brigadeiro Tobias, zona leste de Sorocaba

O Grupo Thermas, responsável pela construção do Acqua Thermas Park, um parque aquático de grandes proporções previsto para o bairro Brigadeiro Tobias, zona leste de Sorocaba, alega que o empreendimento está em processo de licenciamento ambiental pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Os estudos exigidos pelo órgão estadual, inclusive, já foram finalizados e protocolados. A Cetesb confirma: “O pedido de LP [Licença Prévia Ambiental] para o Acqua Thermas Park foi protocolado na terça-feira (13). A análise técnica terá início pela Companhia Ambiental após a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo”.

Para atender às diretrizes ambientais estabelecidas, a empresa responsável pelo parque realizou estudos sobre solo, vegetação, recursos hídricos e impactos ambientais. A expectativa é que, após a aprovação final, o Grupo Thermas possa iniciar as obras — o empreendimento estava previsto para ser inaugurado ainda este ano.

O parque enfrentava problemas desde agosto de 2024, após a Justiça determinar a suspensão do alvará de licença das obras, bem como a paralisação dos serviços e a emissão de novas licenças. De acordo com o Ministério Público, o alvará foi concedido sem a devida licença ambiental prévia da Cetesb.

O Grupo Thermas avisa que, enquanto o novo parque está em fase de aprovação, os associados podem usufruir de todas as atrações do Sunset Thermas Park, localizado em Paranapanema, e do Thermas da Mata, parque parceiro localizado em Cotia.

Ainda conforme a empresa, o título adquirido assegura o direito de utilização dos parques próprios e de parceiros da rede, além de futuros empreendimentos que venham a integrar o grupo.

No entanto, algumas pessoas relataram problemas com os títulos, entre eles a dificuldade de entrar em contato com a empresa e de reaver os valores gastos. Um grupo de pessoas chegou a procurar vereadores em março deste ano

Já o Procon de Sorocaba diz que “em 2024 ocorreu um caso [de reclamação a respeito], contra nenhum em 2025, até o momento”. O parque, por sua vez, afirma que, “sobre a denúncia feita por um vereador de Sorocaba ao Ministério Público, reforçamos que o Grupo Thermas atua com total transparência e respeito às normas legais, estando à disposição para prestar qualquer esclarecimento necessário aos órgãos competentes”.

Para outras informações sobre o Acqua Thermas Park, a empresa indica uma visita à loja localizada na rua São Bento, 59, Centro. (Da Redação)