Audiência propõe maior segurança em cemitérios
Os cemitérios municipais de Sorocaba enfrentam há anos problemas como furtos de placas metálicas e outras partes dos túmulos, além de depredações
Acontratação de vigilantes e a instalação de câmeras de monitoramento nos cemitérios municipais de Sorocaba foram apontadas como medidas prioritárias durante audiência pública realizada ontem (16) na Câmara. O debate, proposto pelo vereador Rafael Militão (Republicanos), foi motivado pela onda de furtos, vandalismo e falta de conservação.
Os cemitérios municipais de Sorocaba enfrentam há anos problemas como furtos de placas metálicas e outras partes dos túmulos, além de depredações. Reportagens do Cruzeiro do Sul registram esses episódios de forma recorrente, refletindo a preocupação da comunidade com a segurança e a conservação desses espaços.
As queixas mais frequentes são em relação ao cemitério da Saudade, com notícias de furtos de peças de bronze e marcas de vandalismo. Em outubro de 2024, uma reportagem mostrou sepulturas em ruínas, pichações e mato alto. Em março deste ano, o Cruzeiro voltou a noticiar o estado de abandono no cemitério da Saudade, com vielas tomadas por mato e riscos à saúde pública. Há também reclamações sobre o cemitério da Consolação.
“Nós questionamos por que não fazer uma parceria que envolva a presença de vigias e também um sistema de monitoramento por câmeras, trabalhando essas duas frentes juntas. São medidas que podem, de fato, inibir a ação de criminosos e trazer mais tranquilidade para quem visita seus entes queridos”, afirmou Militão.
Durante audiência, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Davi Dutra, destacou que a corporação realiza patrulhamento preventivo nos cemitérios municipais. Em 2024, foram mais de 7 mil rondas, e só no primeiro trimestre de 2025, mais de 2.700 ações, disse ele. “O objetivo é evitar vandalismo e furtos, garantindo presença constante da Guarda e desestimulando crimes”, afirmou.
O comandante da GCM ressaltou que a paz social depende da educação e da cultura. “A população precisa aprender a respeitar esses espaços, não danificar, não sujar. A conscientização é o que realmente transforma a realidade.”
Metas para 2025
O secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin Almeida, detalhou as ações da Prefeitura nos cemitérios municipais durante a audiência. Segundo ele, o município mantém um cadastro de empreiteiras para manutenções, desde pequenos reparos até a recuperação de sepulturas. Famílias também podem contratar profissionais, com autorização da administração.
Para 2025, a meta é ampliar as revitalizações, como as realizadas no ano passado, incluindo a reforma da calçada do cemitério da Saudade e melhorias em outros cemitérios. “Nosso prazo é concluir essas intervenções até o fim de 2025 e começo de 2026”, afirmou.
Darwin Almeida destacou a importância de atualizar os cadastros das famílias: “Precisamos garantir que as notificações cheguem corretamente”, alertou.
A audiência também abriu espaço para discutir a ampliação dos serviços funerários. O secretário de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista (TEA), Vinícius Aith, anunciou que a prefeitura está finalizando um projeto de lei para flexibilizar as regras de instalação de crematórios na cidade.
“Existe uma legislação antiga que exige um tamanho mínimo de terreno para instalação de crematórios. Essa exigência não se justifica mais e impede a ampliação do serviço. A nova lei, já pronta, vai permitir que mais empresas possam atuar no setor, inclusive no segmento pet, que tem uma demanda crescente”, explicou Aith.
Próximos passos
O vereador Rafael Militão, que propôs a audiência, afirmou que o tema seguirá em debate na Câmara. “O povo sorocabano merece respeito e soluções concretas. O que discutimos será transformado em requerimentos e projetos”, disse. Ele defendeu a criação de um cronograma permanente de ações para os cemitérios, com foco em segurança, zeladoria e fiscalização.
João Frizo - programa de estágio