Tatiane Costa faz retratação pública sobre 'Teatro das Tesouras'

Vídeo foi divulgado após uma exigência da Comissão de Ética da Câmara

Por Da Redação

O conteúdo foi publicado na noite de terça-feira (13) após uma exigência da Comissão de Ética do Legislativo

A vereadora Tatiane Costa (PL) publicou em suas redes sociais um vídeo de retratação pública em razão de um comentário realizado na Câmara de Sorocaba e na internet ao relacionar a expressão "teatro das tesouras" aos vereadores do município. O conteúdo foi publicado na noite de terça-feira (13) após uma exigência da Comissão de Ética do Legislativo sorocabano.

Os vereadores da comissão optaram por exigir de Tatiane Costa uma retratação pública, em vídeo, nas redes sociais, nos mesmos moldes dos vídeos que ela utiliza para postar suas atividades. Já um relatório, de autoria do vereador Henri Arida (MDB), que pedia a suspensão da parlamentar por 15 dias, foi arquivado.

A denúncia citada foi feita pelo vereador Cícero João (Agir), em razão de um comentário feito por Tatiane sobre um “teatro de tesouras”, tanto no púlpito do plenário, em 20 de março, quanto em um vídeo publicado nas redes sociais. A referência é um jargão usado pelo filósofo de direita Olavo de Carvalho (morto em 2022) para indicar conivência entre as partes na política.

Em texto enviado ao Cruzeiro do Sul, em 24 de março, o vereador Cícero João destacou que “houve grave acusação por parte de Tatiane Costa quanto à conduta ética dos vereadores, seja de gestões passadas, quanto da atual, o que é inadmissível, ainda mais, sem qualquer fundamentação”.

No vídeo publicado ontem (13) nas redes sociais da vereadora, Tatiane Costa pediu desculpas aos vereadores e à Casa Legislativa. “Por isso, peço desculpas à Casa e aos nobres parlamentares por essa colocação infeliz. Jamais foi minha intenção desonrar esta instituição ou questionar a integridade dos vereadores que a compõem. Sempre pautei meu mandato com firmeza nas ideias, mas também com respeito às instituições e às pessoas que delas fazem parte”.

A vereadora também destacou que a “expressão é conhecida no campo da ciência política e foi amplamente difundida no Brasil pelo Professor Olavo de Carvalho, como crítica ao sistema de alternância entre partidos que, embora se apresentassem como adversários, serviriam ao mesmo projeto de poder. E sempre foi usada para se referir a contextos nacionais, especialmente ao embate entre PT e PSDB”.

Na publicação, ela ainda diz: “reconheço que, da forma como me expressei, soou como uma associação direta à Câmara Municipal de Sorocaba e aos meus colegas vereadores, mesmo sem citá-los”.