‘Políticas públicas não dão conta’, diz professor

Por Tom Rocha

Um dos prêmios conquistados pela atual gestão envolve 28 escolas

A Prefeitura de Sorocaba afirma ter conquistado três prêmios na área da educação, projetando tanto em nível estadual como nacional. São eles: Prêmio Excelência Educacional; Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização; e uma premiação na 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional.

O primeiro prêmio consagrou 28 escolas, enquanto o segundo deu categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 para a rede sorocabana de ensino. O último faz referência às atividades da Divisão de Alimentação Escolar que promovem a alimentação saudável como o Projeto Ana Maria Brócolis, desenvolvido no Centro de Educação Infantil (CEI) 111 Ivan Gerbovic, localizado no Cajuru do Sul.

Para o professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso),

Rodrigo Barchi, apesar de o índice Firjan ter “enormes limitações em relação à medição dos parâmetros qualitativos em educação por se prender exclusivamente às métricas numéricas há alguns apontamentos interessantes que são necessários ser observados na elaboração de políticas públicas em educação, especialmente no que diz respeito à adequação da formação de educadores, que é um dos maiores gargalos da educação brasileira”.

Ainda conforme ele, “o índice aponta a adequação, mas não aponta nem as condições e nem os índices de satisfação dos educadores perante à gestão da educação nacional e das escolas”. Para o professor, as políticas públicas de formação de educadores não somente não dão conta das necessidades da educação nacional, como são descontinuadas e precárias.

“A gestão educacional no país, no que diz respeito ao trato com as professoras e professores, nas três esferas administrativas [federal, estadual e municipal], não somente é deficitária, como, cada vez mais, desestimula o trabalho docente, pois é uma colcha de retalhos desconexa e incoerente com aquilo que é necessário para a formação e o cuidado com os educadores. Se não houver uma atenção cuidadosa e intensa à formação dos educadores e à transformação do espaço escolar, qualquer medida é remendo, que só contribui para o sucateamento em andamento da escola pública”, opina. (T.R.)