Cachoeira da Chave está abandonada desde a abertura em 2024

Localizada na Vila Amorim e próximo do centro, o lugar recebeu reformas e novos espaços

Por Cruzeiro do Sul

Cadeado no parque: sem informações a respeito sobre quando abre

O portão está aberto, mas a vista é de mato alto e lixo em alguns lugares, o que deixa assinada a presença de visitantes, mesmo com o local oficialmente fechado ao público. O Parque Natural da Cachoeira “Vereador José Fortunato Viana”, conhecido como Cachoeira da Chave foi inaugurado no dia 19 de dezembro de 2024, mas está abandonado desde então. Localizada na Vila Amorim e próxima do centro, a Cachoeira recebeu uma portaria nova, reforma nos banheiros e a construção de espaços para administração e lanchonete.

Segundo informações publicadas pelo Jornal Cruzeiro do Sul na época da inauguração da infraestrutura, o projeto de melhoria do espaço realizado pela Secretaria da Cultura (Secult) tinha como objetivo ainda, futuramente instalar no local um museu para contemplar a história do local.

Na tarde do dia 29 de abril, a equipe do JCS foi até o local e constatou que o ambiente segue as imagens de abandono. A Prefeitura de Votorantim foi questionada sobre o que falta para que o espaço possa contar como opção de lazer para a população, sobre o problema que impossibilita o uso e se há previsão de abertura ao público, mas não retornou até o fechamento desta matéria.

Em março, o Executivo tinha informado que as obras foram realizadas com recursos do programa estadual Município de Interesse Turístico (MIT) e que, apesar da inauguração em dezembro, o local ainda não tinha sido liberado ao público. A Secretaria de Meio Ambiente afirma que a liberação estava prevista para breve, mas não informou datas.

A Cachoeira da Chave é uma beleza natural presente na memória de muitos moradores antigos da cidade, inclusive originou o nome “Votorantim”, que em tupi-guarani significa “cascata branca”. A queda d’água é uma opção de turismo, passeio e ligação com a natureza. (Da Redação)