Declaração de imposto acaba no dia 30
Mais de 120 mil sorocabanos já declararam seus ganhos; universidade orienta interessados
A Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2025, a respeito de 2024 pode ser entregue até o dia 30 deste mês. Em Sorocaba, 120.441 pessoas já estão em conformidade com a Receita Federal, segundo as estatísticas do órgão público. Em todo o Estado de São Paulo, já foram entregues 6.736.511 declarações, a expectativa é de 14.518.329 de entregas dentro do prazo.
Em Sorocaba, os meses de março a maio, em que está aberto o prazo de entrega do IR a demanda de empresas de contabilidade aumentam - principalmente próximo a data limite - por isso é importante não perder a data ou deixar para a última hora.
Segundo o contador Bruno Matheus Vanzeli Moreira, de 30 anos, a empresa em que trabalha já realizou, até o dia 5 de maio, 427 declarações. “Durante o período estabelecido pela Receita Federal não podemos perder tempo para não ultrapassar o prazo”, conta.
Já segundo o empresário e contador Luiz Claudio Gabriel da Silva, de 54, não entregar a declaração dentro do prazo, traz consequências. “Além da multa mínima de R$165,74, que pode chegar a até 150% do imposto devido, o CPF do contribuinte pode ser suspenso. Isso impede uma série de atividades como tirar passaporte, prestar concurso, abrir conta em banco ou contratar empréstimos”, explica.
No escritório de contabilidade de Silva, até o momento já foram realizados aproximadamente 350 atendimentos de declaração do IR, com previsão de atender ainda mais.
Consultoria Gratuita
A Universidade de Sorocaba (Uniso) está oferecendo consultoria gratuita para o público interno e externo todas as segundas-feiras, das 14h às 17h e das 19h às 21h30, até o dia 26 de maio, na sala do NAF, 1º andar da Biblioteca do campus Cidade Universitária, localizada na rodovia Raposo Tavares, Km 92,5.
O serviço é oferecido pelos alunos de Ciências Contábeis em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e com a Receita Federal. Segundo a professora coordenadora responsável Meirecler Mieto, 1100 pessoas já foram atendidas entre palestras, curso e atendimento pessoal sobre a declaração do IRPF.
Doação do IR
Parte do imposto devido pode ser doado para entidades assistenciais de Sorocaba. Os valores arrecadados são destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcad), que repassa os valores para as associações e instituições certificadas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). A doação não implica aumento do imposto devido e também não diminui o valor a ser restituído.