Câmara avança em representação contra vereadora e arquiva pedido de cassação de prefeito
A sessão da Câmara de Sorocaba de ontem (9) aprovou matérias sobre temas de violência doméstica e turismo religioso, e avançou em etapas da Comissão de Ética para debater as representações contra a vereadora Tatiane Costa (PL). Também houve o arquivamento do pedido de cassação do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) por contrato com a Faculdade de Direito (FADI), pelo presidente da câmara, Luis Santos (Republicanos).
No caso de Tati, seus advogados de defesa, presentes na sessão, solicitaram tempo para analisar os relatórios, pedido que foi concedido pela comissão. Foram dados cinco dias para que o advogado realize o processo. A vereadora responde a três representações: duas de munícipes e uma do vereador Cícero João (Agir). Todas as representações seguirão os procedimentos internos da câmara e podem gerar advertências, censuras ou outras medidas previstas no Código de Ética Parlamentar.
O projeto “Cidade das Crianças”, de autoria do do vereador Rogério Marques (Agir), foi apresentado e teve sua primeira discussão, mas ainda não foi votado. O projeto propõe a construção de um espaço lúdico no bairro de Aparecidinha. A discussão sobre outros projetos, que estavam previstos para a sessão, foram adiados devido a falta de tempo.
Mas dois chegaram a ser aprovados: o Projeto de Lei nº 83/2025, de autoria do vereador Fábio Simoa (Republicanos), institui no calendário oficial do município a Semana Municipal do Turismo Religioso, que deverá acontecer na última semana do mês de março, e outro de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), sobre violência doméstica institui na cidade o Projeto de Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família. (Da Redação)